
O Huawei Pura 80 Ultra acaba de ser lançado em Portugal e ainda que tenha chegado no último trimestre do ano, está equipado com uma câmara capaz de ganhar o título de melhor de 2025. Passei as últimas semanas a fotografar com o novo Pura 80 Ultra e partilho agora a experiência contigo. Ah, é verdade, esta câmara fantástica, tem um telefone.
| Característica | Detalhe |
|---|---|
| Ecrã | 6,8", LTPO, OLED, 120 Hz, 3000 nits |
| Processador | Kirin 9020 |
| Câmaras traseiras | 50 MP (principal) + 50 MP (telefoto 3,7x) + 12,5 (telefoto, 9,4x) + 40 MP (ultra angular) |
| Bateria | 5170 mAh |
| RAM e ROM | 16 GB RAM; 512 GB ou 1 TB armazenamento |
Design sóbrio e os extras

Depois das principais marcas de smartphones terem lançado os seus terminais especialistas em fotografia, é a vez da Huawei fazer chegar às nossas mãos o seu modelo fotográfico Pura 80 Ultra.
Depois do sucesso do seu antecessor, as expetativas em torno do novo modelo não são modestas, e no que respeita a design, a marca chinesa manteve a mesma estética sóbria do Pura 70 Ultra.

O destaque vai diretamente para o módulo triangular que aloja todos os sensores do telefone. Com o flash LED agora integrado no interior, esta ilha aumentou em volume o que torna o terminal mais pesado em cima. Também não assenta confortavelmente numa superfície.
Mas este módulo está perfeitamente integrado no painel traseiro em vidro e na estrutura em alumínio, apresentando uma estética premium. O Pura 80 Ultra conta com certificações IP68/IP69, o que significa que pode ser submerso em água, assim como é resistente a poeira e a jatos de água quente.
Agora vamos para algo surpreendente. O Huawei Pura 80 Ultra vem recheado de extras na sua caixa. Chega acompanhado de um cabo USB-C para USB-C, um carregador de 100 watts e – surpresa das surpresas – uma capa rígida. E estes extras conferem o toque premium que se pretende em telefones de topo.
Ecrã resistente e a lidar bem com todos os conteúdos

O novo Pura 80 Ultra está equipado com um ecrã OLED de 6,8 polegadas que fornece uma resolução de 2848 por 1276 pixéis e um brilho máximo de 3.000 nits. Conta ainda com uma taxa de atualização de até 120 Hz.
Agora vamos transportar estas especificações para a utilização em vida real. Visualizar qualquer conteúdo neste painel fornece uma sensação de puro deleite. Seja dentro de casa ou em ambiente exterior, onde o ecrã lida bem com a luz solar.
Por sua vez, proteção Crystal Armor Kunlun Glass de segunda geração foi aqui incluída para uma maior resistência a quedas e arranhões – 25 vezes no primeiro caso, e 16 vezes no segundo. Gostávamos apenas que as molduras fossem mais pequenas para uma experiência imersiva maior.
Câmara: o grande trunfo do Huawei Pura 80 Ultra

É no sistema ótico que o novo terminal da Huawei faz justiça ao nome Ultra. Estamos perante uma câmara traseira quádrupla com um sensor primário de 1 polegada com 50 megapixéis de resolução e uma abertura variável F/1.6-f/4.0. Acrescente-se mais um sensor ultra grande angular de 40 megapixéis.
Mas eis que a Huawei acrescentou agora dois sensores telefoto periscópio com 50 megapixéis e zoom ótico de 3,7x e 12,5 megapixéis e zoom ótico de 9,4x. E quando pensávamos que não podia ser melhor que o antecessor, o Pura 80 Ultra mostra que pode… e de que maneira.
A câmara principal capta fotos de qualidade excelente, com um nível de detalhe e nitidez impressionantes, além de fornecer cores reais e vívidas. E quando passamos para a dupla de sensores telefoto periscópio, temos exatamente o mesmo nível de detalhe e nitidez. Como podes ver nos exemplos apresentados.
“Brincar” com o zoom digital também não vai defraudar expetativas. Mesmo quando puxado às 100x, percebemos perfeitamente todos os detalhes do objeto fotografado, ainda que as cores adquiram uma tonalidade mais pálida. Refira-se que no dia em que a amostra deste zoom foi tirada, o tempo estava nublado, o que não ajudou.
E o modo noturno não altera em nada a qualidade fornecida. Mesmo ao final da tarde, com o Sol a desaparecer no horizonte e com a iluminação urbana já em plena atividade, o Pura 80 Ultra é capaz de fornecer resultados excecionais.
A câmara frontal com os seus 13 megapixéis de resolução faz um bom trabalho, em especial no modo retrato , conferindo detalhe a todos os elementos, sem descurar o sujeito. De resto, o Pura 80 Ultra grava vídeo na resolução máxima de 4K e em baixo podes ver uma amostra das suas capacidades.
Em resumo, o Huawei Pura 80 Ultra chega como um forte candidato ao melhor smartphone para fotografia deste ano. Não há aqui defeitos a apontar, com o modelo a fornecer resultados fantásticos com todos os seus sensores. E a quem pensava que seria muito difícil superar o seu antecessor, o Pura 80 Ultra mostra, em cada fotografia que tira, que é sempre possível fazer (muito) melhor.
Desempenho e software: o senão desta “bela”
O Pura 80 Ultra chega equipado com o processador Kirin 9020 aliado a 16 GB de memória RAM e 512 GB no armazenamento interno – no caso do modelo em teste. Executa a EMUI 15, ainda baseada no Android 12. Esta é a configuração possível fora do território da China.
No seu país de origem, o Pura 80 Ultra conta com atributos mais sedutores e potentes. Este continua a ser o senão desta bela. As sanções comerciais conseguem afetar este terminal. Tudo porque o seu desempenho é razoável e sólido; mas longe de ser uma “superpotência” desafiadora de qualquer modelo equipado com os chips mais recentes da Qualcomm ou MediaTek.
A interface é intuitiva e não regista grandes alterações face ao seu antecessor. Por outro lado, percebemos também que a Huawei não apostou muito em recursos IA de topo fora da China. O Pura 80 Ultra conta com funcionalidades IA para notas, leitura de QR codes, edição de fotografia e ainda uma assistente chamada Celia. Mas todas as funcionalidades são básicas e a assistente fala apenas em algumas línguas, sendo que português não está incluído.
É aqui que o Pura 80 Ultra perde estrelas e algum amor da nossa parte. Se és um utilizador que valoriza um desempenho de topo e que quer recursos IA em barda, este não é o modelo para ti. Por outro lado, o investimento de 1.499 € merecia uma Inteligência Artificial mais sedutora e completa.
Boa autonomia e rápido a carregar

O Huawei Pura 80 Ultra está equipado com uma bateria de 5.170 mAh – na China tem uma célula de 5.700 mAh. Mas ainda que a unidade incluída na versão global seja mais pequena, o modelo fornece uma boa autonomia.
Com uma utilização puxada, com muitas fotos à mistura, o Pura 80 Ultra aguenta 8 horas antes de pedir carga. Mas com uma utilização mais leve, assente na reprodução de vídeos e navegação pelo mundo Web, tem capacidade para te acompanhar um dia inteiro.
Quanto ao carregamento, as melhores notícias: em cerca de 40 minutos o modelo carrega na totalidade através do carregamento de 100 watts. E o carregamento sem fios de 80 watts também leva a bateria aos 100% em menos de uma hora.
Para quem é o Huawei Pura 80 Ultra:
- Para utilizadores que dão prioridade máxima à fotografia;
- Utilizadores que tenham um orçamento (muito) generoso e que queiram um segundo telefone dedicado à fotografia;
- Profissionais de imagem que queiram ter sempre à mão um equipamento competente para captar o momento;
Não é para utilizadores que dão prioridade a recursos IA e a um desempenho de última geração à prova de futuro. Também não é o smartphone indicado para quem quer comunicações 5G e serviços Google no telefone.
Conclusão

O Huawei Pura 80 Ultra é um dos candidatos mais fortes ao título melhor smartphone para fotografia 2025. Depois de ter inovado com um sensor de abertura variável no ano passado, a Huawei acrescentou dois sensores telefoto periscópio ao modelo deste ano. O resultado? As fotos são simplesmente fenomenais, seja qual for o sensor que uses. Nitidez, detalhe, cores reais e rapidez a captar. Tudo na tua mão e com um simples clique.
Fora da China, já se sabe que os telefones Huawei sofrem com o drama das sanções comerciais e o Pura 80 Ultra não é exceção. Tem um desempenho sólido, mas o chip Kirin não faz frente aos processadores de última geração. Os recursos IA são também mais básicos do que o desejável.
Voltando aos pontos positivos, o Pura 80 Ultra carrega rapidamente e dá-te autonomia para um dia inteiro, mediante utilização típica. E o ecrã OLED é um regalo para os nossos olhos. O design elegante e sóbrio foi herdado do seu antecessor e os extras na caixa (carregador e capa incluídos) fornecem o toque premium desejável. Apenas pela câmara, o Huawei 80 Ultra teria cinco estrelas, mas contabilizando o resto, temos de ser mais poupados na classificação. Em resumo, esta câmara fantástica tem um telefone acoplado.
