Huawei promete primeiro smartphone sem Android já em 2021!

Vitor Urbano
Comentar

Desde que os Estados Unidos começaram a implementar as várias restrições à Huawei que, se começou a falar na possibilidade de serem lançados smartphones da marca sem o sistema operativo da Google. Para que isso fosse uma possibilidade, a marca precisou de desenvolver o seu próprio sistema operativo, chamado HarmonyOS nos mercados internacionais.

Há um ano, a Huawei anunciou que havia finalizado o desenvolvimento do seu sistema operativo. Enquanto muitos acreditavam que a marca iria implementar este SO nos seus smartphones de imediato, isso acabou por não acontecer. Sendo um SO concebido para ser utilizado numa grande variedade de smart gadgets, até agora foi apenas avistado nas novas Smart TVs da Huawei.

CEO da Huawei revela grandes novidades para os seus smartphones e muito mais

A Huawei está prestes a realizar mais uma edição da HDC (Huawei Developers Conference), onde o tema "HarmonyOS" estará no centro das atenções. Ainda que não seja provável ver smartphones serem apresentados ainda este ano, é possível que vários outros produtos comecem a tirar proveito do novo sistema operativo.

HDC 2020 Huawei HarmonyOS

Durante a próxima conferência é esperada a apresentação do HarmonyOS 2.0, que quando comparado com a versão original, será implementado em muitos mais produtos. Para já, decidiram apenas apostar na sua implementação em televisões, mas a nova versão deverá expandir-se para computadores, computadores portáteis, smartwatches, smartbands e também em carros.

De acordo com Richard Yu, a Huawei já tem smartphones equipados com o HarmonyOS prontos para serem lançados no mercado. No entanto, como mantêm um acordo oficial com a Google para a utilização do Android, ainda não podem lançar os novos smartphones no mercado.

Por isso, a partir do próximo ano, iremos começar a ver chegar vários smartphones equipados com o HarmonyOS. Vai ser preciso aguardar algum tempo para perceber exatamente o impacto que poderão ter no mercado. No entanto, pelo menos nos mercados Europeus, parece ser uma tarefa impossível conseguir sucesso sem acesso a serviços Google. Certamente que o abandono do Android não irá facilitar a vida da Huawei na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.