O leaker chinês Mocha publicou na rede social Weibo o seu ponto de vista em relação à próxima inovação de câmaras frontais nos smartphones. Suportado por relatórios de fornecedores, o leaker acredita que a Huawei será a primeira a implementar lentes debaixo dos ecrãs nos smartphones.
Atualmente, as fabricantes continuam a depender da notch (entalhe) ou dos buracos no ecrã para localizar a câmara frontal. Visto que o objetivo é chegar ao ecrã sem intrusões, as câmaras debaixo do ecrã parecem o passo mais lógico para ultrapassar o obstáculo.
É rumorejado que o misterioso Huawei Mate 40 Pro possa ser o primeiro a testar esta tecnologia. Pouco se sabe sobre este equipamento da fabricante chinesa, tendo só surgido alguns renders duvidosos, oriundos de conceitos de artistas. Um deles traz um ecrã ao lado da câmara traseira, algo bizarro.
Huawei não é a única a trabalhar em lentes debaixo do ecrã
Seja a Huawei a primeira ou não, uma coisa é certa: lentes debaixo do ecrã serão a próxima aposta das fabricantes. Sabemos que a Xiaomi, Oppo e até mesmo a Samsung estão a trabalhar nesse género de tecnologia, registando até patentes.
Resta saber quem irá conseguir ganhar a corrida e tornar-se a pioneira de uma nova forma de vermos a fotografia frontal nos smartphones. Será uma novidade interessante e bem-vinda, num mercado onde os smartphones estão cada vez mais homogéneos.
Como funciona uma lente debaixo do ecrã?
Uma lente debaixo do ecrã envolve a utlização de um vidro transparente à volta da câmara, que permite uma alta transmissão de luz com pouco reflexo. Quando não está a ser utilizada a câmara, o ecrã exibe o conteúdo de forma normal. No entanto, na hora de tirar selfies, o ecrã torna-se transparente, deixando a luz passar e permitir ao utilizador tirar a fotografia.
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei faz encomenda massiva à MediaTek! Entende
- Huawei Mate 40 vai estrear o poderoso Kirin 1000
- Reino Unido planeia acabar com os planos 5G da Huawei! Sabe os detalhes