De acordo com um leaker da rede social chinesa Weibo, a Huawei pode estar a preparar a integração de sete novos processadores em algumas das suas principais séries de equipamentos móveis.
O leaker FixedFocus cita fontes próximas da Huawei para avançar também que estes chips estão já em fase de desenvolvimento e testes e que vão ser produzidos pela SMIC nos seus processos de sete ou cinco nanómetros.
Grande parte dos novos chips Kirin seguem para os smartphones
O mesmo leaker partilha na rede social Weibo uma lista com o destino de cada um destes chips e a maior parte destes segue diretamente para as séries de smartphones da Huawei.
Afirma FixedFocus que dois dos novos processadores Kirin vão ser integrados em notebooks, outros 2 vão seguir para a série de smartphones Nova, um será concebido para a linha Huawei P70 e os dois últimos destinam-se aos smartphones Mate 70.
A mesma fonte avança também que estes chips vão seguir o cronograma de lançamento de cada um destes produtos que irá decorrer durante este ano de 2024.
O que sabemos sobre os novos processadores Kirin
Em dezembro, a Huawei lançou a série Nova 12 que conta com os chips Kirin 8000 e Kirin 9000 SL. Mas, de acordo com os últimos rumores, dois novos chips estão destinados a uma nova geração desta família de terminais.
Por sua vez, a série P70 irá também receber estes novos processadores. Sabe-se já que o chip Kirin 9000S foi testado no modelo base. Mas os modelos mais avançados podem chegar equipados com o processador Kirin 9010 que foi um segredo muito bem escondido durante três anos.
Quanto à série Mate 70, esta deverá ser apresentada oficialmente no segundo semestre de 2024. É provável que nessa altura a Huawei revele os dois novos agora em desenvolvimento para esta linha.
Quanto às especificações dos novos processadores, não foram divulgadas informações. Prevê-se apenas que a Huawei vá otimizar o novo HarmonyOS Next para que em conjunto com os novos chips, consiga obter um aumento de desempenho dos seus smartphones.