Huawei pode desistir definitivamente do mercado de smartphones

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A influência da Huawei no mercado de smartphones caiu drasticamente desde as sanções impostas pelos EUA sob a administração de Donald Trump. Contrariamente aos que muitos especulavam, o executivo liderado por Joe Biden veio mesmo apertar essas restrições ao invés de as reduzir.

Tal como aponta agora a agência Reuters, esse conjunto de sanções ao negócio da Huawei acaba de ser reforçado. Um novo leque de decisões que pode ditar o adeus definitivo desta marca ao mundo dos smartphones.

Huawei impedida de adquirir qualquer tecnologia com influência norte-americana

Um novo decreto foi recentemente aprovado para revogar qualquer licença atual que permita às empresas americanas exportar produtos para a Huawei. Esse documento vem assim barrar o acesso da Huawei aos processadores da Qualcomm.

Huawei

Desta feita, a Huawei não está apenas limitada no acesso a tecnologia 5G. O novo pacote de sanções barra o acesso da chinesa a qualquer tecnologia ligada ao 4G, Wi-Fi 6 e 7, Inteligência Artificial e produto de computação de alto nível e cloud.

Como se isso não bastasse, a Huawei vê-se impedida de cooperar com empresas produtoras de processadores como a Samsung e TSMC. Ou seja, a tecnológica chinesa terá de apostar em linhas de produção chinesas com clara desvantagem face às duas maiores produtoras de componentes no mundo.

Quer isto dizer que a continuidade da Huawei no mercado de smartphones está seriamente comprometida. Ao não ter autorização para adquirir processadores à Samsung e TSMC, restam poucas opções para o desenvolvimento e produção de novos produtos mobile.

Pese embora possa colaborar com entidades chinesas, estas não possuem os meios de que a Samsung ou TSMC dispõem atualmente. A maioria destas dedicam-se à produção de componentes de gama baixa, ou seja, não viáveis para a produção de topos de gama.

O mercado de computadores da Huawei também poderá estar ameaçado, pois a marca não pode adquirir componentes associados aos padrões Wi-Fi 6 e Wi-Fi 7. Ou seja, até a Intel deverá ver-se impedida de continuar a sua colaboração de longa data com a Huawei.

Em suma, o futuro da Huawei no mercado tecnológico é cada vez mais negro. O novo leque de restrições assinadas pela administração Biden comprometem seriamente a produção de novos equipamentos.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.