Huawei pode apresentar a próxima grande revolução nas câmaras de smartphones! Conhece os detalhes

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Por vezes, as patentes registadas pelas fabricantes de smartphones oferecem-nos uma ideia do que as mesmas estão a planear. Tal é o caso da Huawei, que, de acordo com uma patente registada na China, poderá implementar uma "lente líquida" em futuros smartphones.

Esta abordagem é uma forma de melhorar a estabilização de imagem e foco automático das câmaras, além de reduzir a dependência em sensores secundários. Este pode ser o primeiro passo para que as fabricantes comecem a reduzir o número de lentes nos smartphones, que já está a tornar ridículo.

Como funciona uma "lente líquida"?

Tradicionalmente, uma lente é fixa, podendo ser movida fisicamente através de um motor. Este sistema normalmente limita a distância focal de uma lente, principalmente as de smartphones, que são pequenas.

A patente da Huawei mostra uma lente recheada de líquido que pode ser facilmente movida e manipulada através de um processo chamado electrowetting. Este processo visa manipular o líquido da lente através de eletricidade. Este sistema pode ser uma revolução nas câmaras de smartphones.

Com uma lente líquida, em teoria, o tempo de foco é drasticamente reduzido, além da deteção de profundidade melhorada. Adicionalmente, é oferecida melhor estabilização e menos espaço físico ocupado pela lente.

Huawei P50 pode ser o primeiro smartphone a estrear a tecnologia

Em 2021, a Huawei irá lançar a família P50. Embora não se saiba nada sobre estes smartphones para já, podemos esperar um grande foco no departamento fotográfico, como já é hábito da Huawei. Desta forma, talvez a fabricante chinesa apresente nessa altura esta nova tecnologia de câmaras.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei diz que o problema dos EUA não é a segurança! E ataca Donald Trump!
  • OnePlus 8 Pro com câmara raio-X? Estes Xiaomi tiveram primeiro e podes experimentar
  • Xiaomi Poco M2 Pro prestes a ser lançado. Mas vai-te soar familiar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.