Huawei quer saber o que tens vestido, sugere nova patente - Wearable

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Agora que já ficamos a conhecer os novos smartphones Huawei P20 Lite da fabricante chinesa, vemos uma nova patente promissora. Seria registada recentemente na World Intellectual Property Organization (WIPO) e descreve aquilo que aparenta ser um método de deteção do que tens vestido. Isto é, se estás ou não a utilizar um dispositivo wearable.

Algo que permitirá à Huawei saber se colocaste ou removeste o teu relógio inteligente, pulseira inteligente ou algum tipo de gadget inteligente. Por estranho que pareça não temos qualquer esquema. Qualquer desenho ou esboço do funcionamento desta patente, desta tecnologia agora registada pela Huawei.

Vê ainda: d temporariamente grátis

A mesma seria registada pela marca com o número de publicação internacional WO/2018/053677. Temos, pelo menos, algumas descrições do método de funcionamento que já nos dão uma ideia bem genérica daquilo que esta tecnologia poderá fazer no dia-a-dia.

Essencialmente esta ideia registada assenta num alinhamento de sensores, dois sensores para ser mais concreto. Estes serão capazes de detectar se um wearable (dispositivo inteligente "vestível") está a ser utilizado por alguém. Esta patente seria preenchida em 2016 mas só agora é que foi publicada.

Tecnologia da Huawei para novos dispositivos wearable

Aprofundando um pouco a investigação podemos ver que a patente revela a utilização de dois sensores capacitivos com funcionamento independente. Para já é difícil digerir a ideia mas serão algo semelhantes ao sensor de impressões digitais / leitor biométrico sob o ecrã do dispositivo - tablet ou smartphone. A patente descreve ainda que o mecanismo não reconhecerá apenas um simples ponto de toque mas sim uma medida aproximada. Isto é, um valor de medida que será capturado pelo primeiro sensor e em seguida comparado com os valores do segundo sensor.

Patente registada pela Huawei

Analisando / comparando a diferença dos valores registados por um e por outro sensor, poderá assim ser calculada a probabilidade de estar ou não a ser utilizado um wearable. No registo de patente da Huawei é ainda dito que isto reduzirá o consumo energético do wearable em questão.

Para já não temos ideia daquilo que a Huawei poderá fazer com esta patente. Aliás, a sua existência tão pouco significa que a marca a aplicará. Significa apenas que esta ideia, esta tecnologia tal como é descrita apenas pode ser utilizada pela Huawei. Esperemos para ver o que o futuro nos reserva.

Assuntos relevantes na 4gnews:

apostará na Europa para alcançar a Apple e Samsung

OnePlus 6. Temos mesmo que falar de ecrãs e da notch?

Xiaomi trará novo smartphone Android com o MediaTek Helio P60

Fonte |

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.