Huawei P50: design do smartphone é severamente criticado na Internet

Rui Bacelar
Comentar

O Huawei P50 será o próximo grande lançamento da fabricante chinesa que disputou outrora o primeiro lugar entre as maiores empresas do setor. A sua apresentação foi recentemente confirmada pela própria fabricante durante a sua última apresentação.

Com efeito, seria no vento de apresentação do HarmonyOS 2.0 e primeiros dispositivos físicos que o incorporam, que a Huawei partilharia a primeira imagem oficial do seu próximo telefone. No entanto, a Internet não tardou em satirizar o seu design.

O Huawei P50 terá este design e a Internet não perdoou!

I’m sorry this is hilarious https://t.co/VA7eeTDF0y

— Marques Brownlee (@MKBHD) 2 de junho de 2021

Acima vemos a publicação original da conta Ice Universe @UniverseIce, fonte habitual de várias fugas de informação, sendo repartilhada por Marques Brownlee, famoso produtor de conteúdos e youtuber norte-americano, este último em tom jocoso.

Marques pauta-se pelo bom humor, caráter descontraído dos seus vídeos e comentários geralmente bem colocados sobre a atualidade tecnológica. Desta feita, o ávido techie norte-americano não está impressionado com o design do Huawei P50.

Logo em seguida, vários outros utilizadores do Twitter juntaram as suas vozes à de Marques, criticando igualmente as escolhas de design da Huawei. Note-se que o telefone será dominado pelos dois grandes círculos na sua traseira para as câmaras.

De fogão a gás a mesa de mistura, em causa está o design do Huawei P50

pic.twitter.com/YwLaYfCH5a

— Lil 2Pack (@MickThaL0peCMoi) 2 de junho de 2021

Marques chega a apelidar a linguagem de design de "Semelhante a binóculos", referindo-se novamente às câmaras do telefone. É importante frisar que a imagem mostra-nos um total de quatro câmaras fotográficas com uma maior que as demais.

É, efetivamente, no círculo inferior que teremos a maior e melhor câmara que a Huawei alguma vez criou, ainda que já sem o auxílio da Leica. De qualquer modo, este smartphone ficará conhecido pelo sensor fotográfico de uma polegada que deverá dar sustento à câmara inferior e a obrigará a ocupar tanto espaço. Note-se a diferença de espaço entre a câmara inferior e as três superiores.

Temos, com efeito, três câmaras no círculo superior, uma telefoto para zoom ótico, outra para macro e possivelmente uma terceira para profundidade de campo e auxílio no efeito bokeh e velocidade de focagem automática.

A "corcunda" da câmara assume a forma de dois grandes círculos

pic.twitter.com/2dOwFCz1SA

— Steve McNiven-Scott (@stevemcniven) 2 de junho de 2021

Pode ainda ser dito que os rumores têm sido extremamente consistentes em apontar-nos este mesmo design, agora confirmado. Esta foi a forma encontrada e preferida pela marca para uniformizar os vários módulos fotográficos e demais componentes fotográficos.

Temos uma harmonia nos seus traços que, embora possa ser comparada a utensílios do quotidiano, não deixa de ter uma linguagem subjacente ao seu design. Note-se ainda que o telefone usará o vidro e o metal (na estrutura) como principais materiais de construção.

O seu destaque, além das câmaras fotográficas, será também a utilização do sistema operativo HarmonyOS 2.0. Esta é a nova plataforma da Huawei que promete unificar não só os seus smartphones, mas também todo o seu ecossistema.

Vidro, metal, câmaras e acima de tudo, o HarmonyOS

É, aliás, no HarmonyOS que repousa o futuro da Huawei. À medida que a tecnológica coloca mais produtos e gadgets IoT no mercado, vemos que todos os novos lançamentos, de tablets a monitores, já tiram partido desta plataforma.

A sua adoção e mais-valias carece ainda de tempo, amadurecimento e observação, mas aparenta ter bons argumentos para singrar, sobretudo na China.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.