Huawei P50 chega a 29 de julho com a promessa de uma nova revolução fotográfica

Rui Bacelar
Comentar

De acordo com múltiplos relatos e informações divulgadas por fontes próximas da fabricante chinesa, a tecnológica apresentará a gama de smartphones Huawei P50 a 29 de julho. O anúncio, tardio face à habitual apresentação no 1.º trimestre, trará várias surpresas, sobretudo no quesito fotográfico e de vídeo.

Tendo agora surgido uma confirmação oficial - feita pela Huawei no seu perfil da rede social Weibo - está assim confirmada a apresentação para o dia 29 do presente mês, às 7:30 horas locais. Em seguida podemos ver o cartaz de apresentação oficial.

A gama de smartphones Huawei P50 já tem data de apresentação

Huawei P50
Imagem divulgada pela Huawei no seu perfil da rede social chinesa Weibo.

Foi através da rede social chinesa Weibo que um dos executivos da tecnológica divulgou o cartaz que podemos ver acima. Aí, num campo dourado repleto de reflexos, podemos ver os cantos arredondados, a estrutura metálica e o vidro com e sem brilho.

De igual modo, temos também a confirmação da data e hora para o evento de apresentação chinesa Huawei. Note-se ainda que esta publicação foi feita pelo responsável máximo pelos smartphones Huawei, Richard Yu, o CEO do Huawei Consumer Business.

Em síntese, após atrasos sucessivos e uma contração severa da sua quota de mercado, a Huawei estará finalmente pronta para apresentar o seu novo smartphone topo de gama. Aliás, será o primeiro smartphone apresentado pela marca em 2021.

O segredo dos smarthpones Huawei P50? O sensor Sony IMX800

Huawei P50
Imagem prévia retratando o suposto smartphone Huawei P50.

Em 2021, já com o HarmonyOS e não com o Android, a tecnológica chinesa deverá continuar a apostar na fotografia. Com efeito, este tem sido o vetor que define os seus lançamentos e este ano, mesmo sem o selo de aprovação da Leica, contamos com boas melhorias no campo da imagem.

Isto deve-se sobretudo à suposta utilização do novo sensor Sony IMX800. Este, de acordo com as fugas de informação, será o primeiro sensor de imagem com uma polegada de diagonal. A confirmar-se, será o maior alguma vez usado em smartphones.

Relembramos que o tamanho do sensor influencia diretamente a qualidade da imagem / vídeo captado. Neste caso, quanto maior for o sensor, melhor será o resultado. Adicionalmente, terá uma resolução de 50 MP, e um filtro de cores RYYB.

Teremos até três modelos a integrar a gama Huawei P50

Huawei P50
Imagem prévia retratando o suposto smartphone Huawei P50.

Para 2021, de acordo com o atual entendimento, teremos até três modelos a compor a gama P50. A saber, os P50, P50 Pro, e P50 Pro+. Segundo os rumores, apenas as variantes de topo - Pro e Pro+ - estarão equipadas com o sensor Sony IMX800.

Já segundo outra fonte, o modelo base - Huawei P50 - terá uma câmara tripla composta pelo sensor Sony IMX707, pelo Sony IMX600 e por um terceiro sensor equipado com objetiva telefoto com zoom ótico de 3x.

Por outro lado, os modelos P50 Pro e Pro + terá uma câmara quádrupla. De acordo com as fugas de informação, além do sensor Sony IMX80 de 50 MP teremos também um sensor Sony IMX800, além do sensor OV64A OmniVision, uma câmara com objetiva periscópica para zoom ótico até 5x e um novo sensor de profundidade (ToF).

A escassez de componentes obrigará a Huawei a usar chips Qualcomm

Espera-se que os novos smartphones integrem o processador Kirin 9000 5G, bem como o Snapdragon 888 limitado às redes 4G. O primeiro deverá ser comercializado no mercado natal, a China, com o chip Snapdragon apontado para os palcos globais.

Note-se que a fabricante chinesa continua impedida de usar tecnologia de redes 5G de fabricantes norte-americanas. Desse modo, a Huawei terá que se contentar com uma versão limitada às redes 4G do poderoso processador Snapdragon 888.

Numa última nota, espera-se que a diferença entre o modelo Pro e Pro+ assente na utilização de um painel OLED curvo (convencional), ao passo que o Pro+ deve empregar um painel OLED com todas as arestas curvas, a tipologia "waterfall".

Em síntese, está por fim confirmada oficialmente a sua data de apresentação - 29 de julho.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.