Huawei P30 Pro: algumas unidades com indicação de software não genuíno

António Guimarães
Comentar

De acordo com o Android Authority, Alguns utilizadores do Huawei P30 Pro estão a partilhar na internet uma situação caricata: os seus equipamentos não estão a passar no SafetyNet. Esta é uma app da Google que verifica se um telemóvel está a correr software genuíno ou não.

Um utilizador do P30 Pro fez uma publicação no Twitter a explicar que tentou utilizar o Google Play e o serviço falhou. Posteriormente, o mesmo correu o telemóvel pelo SafetyNet, recebendo a mensagem de insucesso, indicando software não genuíno.

WTF. Just went to use Google Pay on my Pie, unmodified P30 Pro and it failed? It passed Safetynet yesterday but now fails? pic.twitter.com/WhGqgYSIye

— Paul O'Brien (@PaulOBrien) 3 de outubro de 2019

Na mesma publicação, alguns utilizadores partilharam capturas de ecrã da mesma situação. Todos as situações envolvem o Huawei P30 Pro, o mais recente telemóvel da linha P da marca chinesa.

O problema parece ser da Google, de acordo com a Huawei

O Android Authority falou com um representante da Huawei sobre esta situação. O mesmo indicou que este erro está a afetar apenas telemóveis com EMUI 10 em versão beta. Esta é a personalização da Huawei por cima do Android 10, que ainda não recebeu a sua versão final para telemóveis, excepto os Pixel.

O representante elaborou ainda mais, dizendo que para efeitos de teste, a Google permite que versões do sistema operativo apareçam como genuínas, mesmo quando não são. No entanto, desde agosto que a o P30 e P30 Pro ficaram certificados com a EMUI 10 Beta, baseada em Android 10. A Huawei está entretanto a verificar a situação internamente com a Google

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.