Huawei P30 Pro: algumas unidades com indicação de software não genuíno

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com o Android Authority, Alguns utilizadores do Huawei P30 Pro estão a partilhar na internet uma situação caricata: os seus equipamentos não estão a passar no SafetyNet. Esta é uma app da Google que verifica se um telemóvel está a correr software genuíno ou não.

Um utilizador do P30 Pro fez uma publicação no Twitter a explicar que tentou utilizar o Google Play e o serviço falhou. Posteriormente, o mesmo correu o telemóvel pelo SafetyNet, recebendo a mensagem de insucesso, indicando software não genuíno.

Na mesma publicação, alguns utilizadores partilharam capturas de ecrã da mesma situação. Todos as situações envolvem o Huawei P30 Pro, o mais recente telemóvel da linha P da marca chinesa.

O problema parece ser da Google, de acordo com a Huawei

O Android Authority falou com um representante da Huawei sobre esta situação. O mesmo indicou que este erro está a afetar apenas telemóveis com EMUI 10 em versão beta. Esta é a personalização da Huawei por cima do Android 10, que ainda não recebeu a sua versão final para telemóveis, exceto os Pixel.

O representante elaborou ainda mais, dizendo que para efeitos de teste, a Google permite que versões do sistema operativo apareçam como genuínas, mesmo quando não são. No entanto, desde agosto que o P30 e P30 Pro ficaram certificados com a EMUI 10 Beta, baseada em Android 10. A Huawei está, entretanto, a verificar a situação internamente com a Google

Editores 4gnews recomendam:

  • Equipa da Google constrói um 'cemitério' para os seus produtos
  • Samsung quer combinar leitor de impressão digital com código PIN, revela patente
  • Samsung patenteia smartphone com ecrã deslizante: conhece o conceito
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.