De acordo com o Android Authority, Alguns utilizadores do Huawei P30 Pro estão a partilhar na internet uma situação caricata: os seus equipamentos não estão a passar no SafetyNet. Esta é uma app da Google que verifica se um telemóvel está a correr software genuíno ou não.
Um utilizador do P30 Pro fez uma publicação no Twitter a explicar que tentou utilizar o Google Play e o serviço falhou. Posteriormente, o mesmo correu o telemóvel pelo SafetyNet, recebendo a mensagem de insucesso, indicando software não genuíno.
Na mesma publicação, alguns utilizadores partilharam capturas de ecrã da mesma situação. Todos as situações envolvem o Huawei P30 Pro, o mais recente telemóvel da linha P da marca chinesa.
O problema parece ser da Google, de acordo com a Huawei
O Android Authority falou com um representante da Huawei sobre esta situação. O mesmo indicou que este erro está a afetar apenas telemóveis com EMUI 10 em versão beta. Esta é a personalização da Huawei por cima do Android 10, que ainda não recebeu a sua versão final para telemóveis, exceto os Pixel.
O representante elaborou ainda mais, dizendo que para efeitos de teste, a Google permite que versões do sistema operativo apareçam como genuínas, mesmo quando não são. No entanto, desde agosto que o P30 e P30 Pro ficaram certificados com a EMUI 10 Beta, baseada em Android 10. A Huawei está, entretanto, a verificar a situação internamente com a Google
Editores 4gnews recomendam:
- Equipa da Google constrói um 'cemitério' para os seus produtos
- Samsung quer combinar leitor de impressão digital com código PIN, revela patente
- Samsung patenteia smartphone com ecrã deslizante: conhece o conceito