A tecnológica finlandesa que em 2017 regressou ao mercado dos smartphones com a coordenação da Apple admite que a lentidão sentida no iPhone antigo é intencional
O resultado imediato foi um aumento de 2.7% no cotação em bolsa das ações da Nokia. Apesar de a tecnológica não ter fornecido mais detalhes sobre os termos do acordo, avança apenas que começará a colher os frutos (receita) deste negócio já a partir deste último trimestre de 2017.
Nokia e Huawei chegam a acordo sobre o licenciamento de patentes
Note-se que neste momento 90% das receitas da Nokia são oriundas do seu sistema de redes e equipamento de telecomunicações.
Contudo, o licenciamento de patentes ( a permissão para outras empresas utilizarem uma patente detida pela Nokia), é outra fonte rentável. Aliás, estas são as duas maiores fontes de receita para a marca finlandesa.
"É um negócio importante para a Nokia que agora tem acordos estabelecidos com todas as grandes construtoras de dispositivos móveis. O mercado das telecomunicações e redes móveis continuará a ser desafiante e duro. Contudo, com o aumento das receitas provenientes do licenciamento de patentes conseguimos compensar as dificuldades sentidas." Declarações de Mikael Rautanen, analista de mercado na agência finlandesa Inderes.
A Nokia tem uma impressionante carteira de patentes, algo que foi construindo quando era a líder de mercado. É sem dúvida um enorme portfólio que compreende várias tecnologias com aplicação nos smartphones. Marcas como a Huawei sabem disso e estão diretamente interessadas em aplicar algumas destas tecnologias.
Desde o aumento e conservação da energia da bateria até mesmo a patentes que possibilitam a redução de componentes para executar certa tarefa, aumentar a recepção do sinal de rede. Entre outras possibilidade e tecnologias patenteadas. Algo que certamente despertou a curiosidade da Huawei e outras construtoras.
Cooperação entre a Nokia e a Huawei com este licenciamento de patentes
Maria Varsellona, a representante legal da Nokia disse: " A Huawei é uma das maiores empresas da China e uma das maiores construtoras de dispositivos móveis no mundo. Nós, na Nokia, estamos muito contentes por acolher a Huawei na nossa família de marcas que utilizam as nossas patentes."
Se quiseres, e para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais como a página de YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa.
A Nokia está novamente a crescer. A pouco e pouco vai tomando o pulso ao mercado dos smartphones. Depois de um regresso cuidadoso em 2017 agora está na hora de se preparar para o próximo ano. Para tal, as receitas provenientes das suas patentes serão uma mais-valia bem útil.
Assuntos relevantes na 4gnews: