O Huawei Mate XT é o primeiro smartphone tri-dobrável do mundo. Para já, está apenas a ser comercializado no mercado chinês, mas espera-se que este smartphone pioneiro chegue a mais regiões do mundo.
Entretanto, o conhecido youtuber Zach Nelson (ou JerryRigEverything) submeteu o tri-dobrável a um teste de resistência arrepiante. Sob pressão (literalmente), o modelo mostrou que sobrevive, mas com sequelas.
O início deste vídeo não faz antecipar as tropelias que vamos ver. O conhecido youtuber começa por fazer o unboxing ao equipamento, mostrando que o tri-dobrável chega com vários bons acessórios – carregador de 88 watts, capa protetora e os auriculares FreeBuds 5 da marca chinesa.
Depois começa a ação propriamente dita. O youtuber testa o nível de resistência do ecrã, de acordo com a escala de dureza Mohs. O painel mostra de imediato as consequências com arranhões e até marcas mais profundas, não passando nesta fase do teste.
O conhecido youtuber mostra que até o cabo de uma faca pode marcar para sempre o ecrã do Huawei Mate XT. Na prática, isso significa que qualquer objeto com uma estrutura mais rígida que entre em contacto com este ecrã pode provocar “lesões” permanentes.
Boa resistência à poeira
Mas nem tudo são más notícias. O Huawei Mate XT provou ter uma boa resistência a poeira e areia. Todas as provações a que foi submetido neste ponto, o modelo conseguiu continuar a funcionar, mostrando que não são “pedras” na engrenagem que o atrapalham.
A conclusão geral é que, a nível de resistência, o Huawei Mate XT tem espaço para melhorar. Mas estas são questões que podem ser resolvidas numa próxima iteração deste smartphone pioneiro.
O Mate XT para já apenas está disponível no mercado chinês. Recorde-se que um dos lançamentos mais recentes da Huawei foi a série Pura 70, cujo modelo Pura 70 Pro está agora com um desconto de 8%, na configuração de 12 GB de memória RAM e 512 GB de armazenamento interno.