HUAWEI Mate X3: smartphone dobrável tem tudo menos serviços Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

O mais recente smartphone dobrável da Huawei é um autêntico colosso que, além de elegante, também entrega resistência à água, além de novas e promissoras câmaras. É caso para dizer que traz realmente tudo, menos os fulcrais serviços Google. Sem mais, vejamos o que nos oferece agora o Huawei Mate X3.

Em causa está a mais recente geração de smartphones dobráveis da fabricante chinesa. O primeiro Mate X chegou em 2019, com o Mate X2 a chegar posteriormente em 2021, seguindo o formato popularizado pelos rivais Samsung Galaxy Z Fold. Agora, temos a terceira iteração, mais avançada e robusta.

Este é o novo smartphone dobrável Huawei Mate X3

Huawei Mate X3
Aspeto geral e os vários esquemas de cor para o novo Huawei Mate X3.

O novo dobrável apresenta-se com o formato de livro, tal como o Mate X2 e os Galaxy Z Fold com eixo de dobra vertical. Tem um ecrã interno de 7,85 polegadas de diagonal com tecnologia LTPO AMOLED a 120 Hz, além de alta resolução de 2496 x 2224 píxeis.

Por outro lado, o ecrã exterior tem já 6,4 polegadas de diagonal, tecnologia LTPO AMOLED também a 120 Hz, com resolução Full-HD+. Note-se que o ecrã interior não aparenta usar a película de vidro ultra-fino, ainda que a fabricante afirme existir um bom grau de resistência a impactos em todo o smartphone.

Ecrã interior de 7,85 polegadas e exterior de 6,4 polegadas a 120 Hz

Huawei Mate X3
Aspeto geral do smartphone fechado e aberto.

A fabricante sediada na China também consegui adelgaçar todo o smartphone nesta geração. Com efeito, o Huawei Mate X3 pesa agora 239 gramas e mede uns meros 5,3 mm quando está aberto - aqui sem considerar a saliência da câmara fotográfica traseira.

O telefone está efetivamente mais elegante, mais leve e mais fino, uma proeza a que se soma a resistência à água e não só. Isto porque o telemóvel dobrável tem ainda um revestimento na traseira que será, supostamente resistente a sujidades e dedadas.

INTRODUCING #Huawei MATE X3 🔥 pic.twitter.com/0PY7TiVKii

— TECHNOLOGY INFO (@TECHNOL0GYINFO) 23 de março de 2023

O seu vídeo de apresentação, acima, ilustra alguns dos melhores atributos como a estrutura fina, a construção metálica e claro, o formato dobrável deste novo smartphone Huawei.

Em suma, está mais leve que o Samsung Galaxy Z Fold 4 (263 gramas), além de mais fino e apenas ligeiramente mais pesado que o Galaxy S23 Ultra (234 gramas). Neste campo, a Huawei fez um trabalho realmente digno de nota.

Telemóvel dobrável da Huawei tem agora certificação IPX8

Huawei Mate X3
Imagem de apresentação dos novos Huawei Mate X3.

A dobradiça do Huawei Mate X3 pode "parar" em qualquer ângulo. Isto significa que podemos ajustar à vontade a posição de utilização e visualização, sem que o smartphone assuma posições automáticas. Ou seja, somos nós que definimos a inclinação.

Por outro lado, a Huawei garante que o seu novo dobrável tem também certificação IPX8 que lhe confere alguma resistência à água, algo raro no segmento dos dobráveis.

Note-se ainda que a alimentar este Huawei Mate X3 está o processador Snapdagon 8+ Gen 1 4G da Qualcomm. Ou seja, uma versão do chipset topo de gama de 2022 sem acesso às redes móveis 5G, continuando a empresa impedida de tal.

Snapdragon 8+ Gen 1 4G é o chipset do Huawei Mate X3

wow!!!HUAWEI Mate X3 has a 7.85 "inner screen and a 6.4" outer screen, with a thickness of only 5.3mm and a weight of only 239g .. And support IPX8 waterproof! ! ! This is the first time that the water drop hinge folding mobile phone supports IPX8 waterproof! That's great. And… pic.twitter.com/DHTg3qiGg8

— Ice universe (@UniverseIce) 23 de março de 2023

O Huawei Mate X3 tem ainda um total de 256 GB de armazenamento interno até 1 TB de armazenamento, expansível através do formato proprietário da marca (cartão NM). Temos ainda uma bateria de 4 800 mAh de capacidade, bem como carregamento por cabo a 66 W, além de carregamento sem-fios até 50 W (wireless).

Câmara fotográfica tripla é outro dos destaques do Mate X3

O destaque vai também para a câmara fotográfica tripla com 50 MP + 13 MP + 12 MP. É um alinhamento triplo que ocupa bastante espaço na traseira do smartphone, ao passo que a câmara interior tem 8 MP, para selfies, perfurando o seu ecrã.

#Huawei MATE X3 CAMERA 📷•50MP (F/1.8) RYYB MAIN •13MP (F/2.2) ULTRA WIDE•12MP (F/3.4) OIS RYYB / 5X OPTICAL / 100X DIGITAL / 13MM~1350MM•LASER FOCUS SENSOR•10 CHANNEL MULTI SPECTRAL SENSOR•40% INCREASED LIGHT INPUT•SPEES BOOST 25% FLASH ALGORITHM https://t.co/WqGjxd1Co1 pic.twitter.com/MjJWhD6sas

— TECHNOLOGY INFO (@TECHNOL0GYINFO) 23 de março de 2023

Mais concretamente, o sensor de 50 MP (grande angular) tem OIS e filtro de cor RYYB. Já a câmara ultra grande angular tem 13 MP com suporte para fotografias macro. Por fim, temos o sensor de 12 MP com ampliação ótica da imagem de 5x (5 vezes) graças ao sistema periscópico de lentes.

Ademais, temos conetividade Bluetooth 5.2, suporte para dual-SIM, porta infra-vermelhos (IR), além do leitor de impressões digitais na lateral (botão On / Off). Este telefone também inclui o suporte de comunicações via satélite (Beidou).

Preço do Mate X3 começa no equivalente a 1904$ na China

Huawei P60 ProP60P60 ArtMate X3 Launched in China.#Huawei #HuaweiP60Pro pic.twitter.com/DJYBjkmu2D

— i@m•Satya  (@TechGen18) 23 de março de 2023

Os novos dobráveis da gama Mate X3 foram agora apresentados na China, tal como os Huawei P60. Já os preços do novo dobrável começam nos 12 999 yuan, o equivalente a 1904 dólares ou cerca de 1752 euros à atual taxa de conversão.

Por fim, não há de momento previsão de chegada do novo smartphone dobrável à Europa, ao passo que a marca já confirmou a chegada do Huawei P60 a Portugal. Em ambos os casos, porém, continuamos sem serviços Google ou acesso às redes 5G.

Numa última nota, já podem ver o unboxing ao mais recente smartphone dobrável da Huawei.

Huawei Mate X3 hands-on unboxing #HUAWEImatex3 #Huawei pic.twitter.com/VaonuMq7Ol

— Tech way (@Tech_way1) 23 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.