O mais recente smartphone dobrável da Huawei é um autêntico colosso que, além de elegante, também entrega resistência à água, além de novas e promissoras câmaras. É caso para dizer que traz realmente tudo, menos os fulcrais serviços Google. Sem mais, vejamos o que nos oferece agora o Huawei Mate X3.
Em causa está a mais recente geração de smartphones dobráveis da fabricante chinesa. O primeiro Mate X chegou em 2019, com o Mate X2 a chegar posteriormente em 2021, seguindo o formato popularizado pelos rivais Samsung Galaxy Z Fold. Agora, temos a terceira iteração, mais avançada e robusta.
Este é o novo smartphone dobrável Huawei Mate X3
O novo dobrável apresenta-se com o formato de livro, tal como o Mate X2 e os Galaxy Z Fold com eixo de dobra vertical. Tem um ecrã interno de 7,85 polegadas de diagonal com tecnologia LTPO AMOLED a 120 Hz, além de alta resolução de 2496 x 2224 píxeis.
Por outro lado, o ecrã exterior tem já 6,4 polegadas de diagonal, tecnologia LTPO AMOLED também a 120 Hz, com resolução Full-HD+. Note-se que o ecrã interior não aparenta usar a película de vidro ultra-fino, ainda que a fabricante afirme existir um bom grau de resistência a impactos em todo o smartphone.
Ecrã interior de 7,85 polegadas e exterior de 6,4 polegadas a 120 Hz
A fabricante sediada na China também consegui adelgaçar todo o smartphone nesta geração. Com efeito, o Huawei Mate X3 pesa agora 239 gramas e mede uns meros 5,3 mm quando está aberto - aqui sem considerar a saliência da câmara fotográfica traseira.
O telefone está efetivamente mais elegante, mais leve e mais fino, uma proeza a que se soma a resistência à água e não só. Isto porque o telemóvel dobrável tem ainda um revestimento na traseira que será, supostamente resistente a sujidades e dedadas.
O seu vídeo de apresentação, acima, ilustra alguns dos melhores atributos como a estrutura fina, a construção metálica e claro, o formato dobrável deste novo smartphone Huawei.
Em suma, está mais leve que o Samsung Galaxy Z Fold 4 (263 gramas), além de mais fino e apenas ligeiramente mais pesado que o Galaxy S23 Ultra (234 gramas). Neste campo, a Huawei fez um trabalho realmente digno de nota.
Telemóvel dobrável da Huawei tem agora certificação IPX8
A dobradiça do Huawei Mate X3 pode "parar" em qualquer ângulo. Isto significa que podemos ajustar à vontade a posição de utilização e visualização, sem que o smartphone assuma posições automáticas. Ou seja, somos nós que definimos a inclinação.
Por outro lado, a Huawei garante que o seu novo dobrável tem também certificação IPX8 que lhe confere alguma resistência à água, algo raro no segmento dos dobráveis.
Note-se ainda que a alimentar este Huawei Mate X3 está o processador Snapdagon 8+ Gen 1 4G da Qualcomm. Ou seja, uma versão do chipset topo de gama de 2022 sem acesso às redes móveis 5G, continuando a empresa impedida de tal.
Snapdragon 8+ Gen 1 4G é o chipset do Huawei Mate X3
O Huawei Mate X3 tem ainda um total de 256 GB de armazenamento interno até 1 TB de armazenamento, expansível através do formato proprietário da marca (cartão NM). Temos ainda uma bateria de 4 800 mAh de capacidade, bem como carregamento por cabo a 66 W, além de carregamento sem-fios até 50 W (wireless).
Câmara fotográfica tripla é outro dos destaques do Mate X3
O destaque vai também para a câmara fotográfica tripla com 50 MP + 13 MP + 12 MP. É um alinhamento triplo que ocupa bastante espaço na traseira do smartphone, ao passo que a câmara interior tem 8 MP, para selfies, perfurando o seu ecrã.
Mais concretamente, o sensor de 50 MP (grande angular) tem OIS e filtro de cor RYYB. Já a câmara ultra grande angular tem 13 MP com suporte para fotografias macro. Por fim, temos o sensor de 12 MP com ampliação ótica da imagem de 5x (5 vezes) graças ao sistema periscópico de lentes.
Ademais, temos conetividade Bluetooth 5.2, suporte para dual-SIM, porta infra-vermelhos (IR), além do leitor de impressões digitais na lateral (botão On / Off). Este telefone também inclui o suporte de comunicações via satélite (Beidou).
Preço do Mate X3 começa no equivalente a 1904$ na China
Os novos dobráveis da gama Mate X3 foram agora apresentados na China, tal como os Huawei P60. Já os preços do novo dobrável começam nos 12 999 yuan, o equivalente a 1904 dólares ou cerca de 1752 euros à atual taxa de conversão.
Por fim, não há de momento previsão de chegada do novo smartphone dobrável à Europa, ao passo que a marca já confirmou a chegada do Huawei P60 a Portugal. Em ambos os casos, porém, continuamos sem serviços Google ou acesso às redes 5G.
Numa última nota, já podem ver o unboxing ao mais recente smartphone dobrável da Huawei.
Editores 4gnews recomendam: