Huawei Mate X chega em setembro com Android, diz executivo da marca

Bruno Coelho
Comentar

A garantia foi dada pelo presidente da Huawei na Europa Ocidental. “Vai chegar em setembro – no máximo”, garantiu Vincent Pang sobre a chegada do primeiro smartphone dobrável da marca ao mercado.

Foi afirmado que setembro “é garantido”, e que o dispositivo até pode ser lançado antes. Quanto à dúvida se chegaria ou não com Android e as suas apps, a resposta é afirmativa, pois “foi anunciado antes" do banimento imposto pelos Estados Unidos.

huawei mate x

Portugal não terá Mate X de forma oficial

Quando questionado sobre onde vai ser lançado o Mate X, a resposta é perentória: “em qualquer país que tenha 5G”. A declaração de Vincent Pang faz-nos chegar à conclusão de que Portugal não receberá o Mate X de forma oficial. Embora a empresa esteja a trabalhar no nosso país na tecnologia, ainda se encontra em fase embrionária.

5G é a razão do adiamento

Ao contrário do que se possa pensar, a Huawei afirma que a razão do adiamento do Mate X não é o banimento dos Estados Unidos. Vincent Pang afirma que a implementação lenta da tecnologia 5G é a razão pela qual o dispositivo ainda não chegou ao mercado.

A fabricante chinesa tem esperado que o 5G se cimente não só na China, mas noutras áreas estratégias para a marca. Por exemplo, tecnologia chegou há menos de duas semanas ao Reino Unido, que se figura como uma das zonas-chave da empresa.

A palavra “adiamento” não é bem aceite pela empresa. Sempre foi dito que o dispositivo seria lançado durante o verão. De acordo com a Huawei foi um jornalista que passou a informação errada de que o lançamento seria em julho. Mas a verdade é que a empresa também não o desmentiu.

Todo este tempo (desde o anúncio em fevereiro) foi passado a aprimorar software e hardware. A Huawei tem trabalhado bastante para uma boa implementação das apps no modo de ecrã inteiro.

mate x

Quanto às dúvidas de durabilidade do dispositivo, Pang afirma que a empresa “fez vários testes”. De forma a evitar os problemas enfrentados pela Samsung, a empresa revela ter um “segredo”, para a garantir a durabilidade do ecrã OLED de plástico. Veremos se assim acontece.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.