Huawei Mate X passa na certificação obrigatória. Lançamento está iminente

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O Mate X foi anunciado em fevereiro pela Huawei, mas tarda em chegar ao mercado. O primeiro smartphone dobrável da fabricante já passou pela habitual certificação da entidade reguladora TENAA, pelo que o seu lançamento na China está iminente.

A passagem por este órgão regulador antecipa um lançamento, e a esta listou todas as especificações do dispositivo. Tal como já era público, o Mate X tem um ecrã OLED de 8 polegadas com resolução de 2480x2200 quando desdobrado.

Quando dobras o Mate X, este torna-se num dispositivo com dois ecrãs – de um lado com um ecrã de 6,6 polegadas, e do outro com um ecrã de 6,38 polegadas. Opções de ecrã não faltam a quem adquirir o Mate X.

Mate X é comandado pelo processador Kirin 980

A comandar as operações, vais contar com o processador Kirin 980, sendo-te dadas as opções de 6, 8 ou 12GB de RAM. O armazenamento interno vai dos 128, 256 aos 512GB de capacidade. O smartphone chega com suporte para nanoSD, que permite estender a capacidade para mais 256GB.

O modem Balong 5000 vai dar o suporte para as redes 5G. Como seria de esperar num dispositivo deste gabarito, podes contar com NFC, Bluetooth 5.0, Wifi AC e uma porta USB-C.

Existe grande curiosidade para saber o potencial das suas quatro câmaras. A configuração destas tem como base o sensor principal de 40MP com abertura de f/1.8. Conta ainda com uma lente telefoto de 8MP, uma grande angular de 16MP e a lente ToF (time-of-flight) para efeitos de profundidade.

A listagem da TENAA também revela que o dispositivo chega com Android Pie, com a EMUI 9.1 por cima. A sua bateria é de 4500mAh, com carregamento rápido de 55W, e o sensor biométrico está equipado na lateral do dispositivo.

Mate X tem um preço apontado para a Europa de 2299 euros

O preço ainda não se encontra confirmado, mas quando chegar à Europa espera-se que o seu valor comece nos 2299 euros. O preço na China será naturalmente inferior, e agora que passou na TENAA espera-se que não demore muito até este começar a ser comercializado. Se tal acontecer em breve, a Huawei terá ganho esta “batalha” à Samsung.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei diz que não utilizará tecnologia dos EUA em 2021
  • Huawei terá vendas acima do esperado em 2019, afirma analista
  • Controvérsia da Huawei causa centenas de despedimentos nos Estados Unidos
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.