Huawei Mate 60 pode inovar com chamadas de voz por satélite

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

No ano passado, a série Mate 50 da Huawei apresentou, pela primeira vez, suporte para comunicações por satélite. Mas esta conectividade permitia apenas o envio de mensagens de texto.

Agora, a marca chinesa prepara-se para dar um passo na direção da inovação e equipar a nova série Mate 60 com comunicações por satélite com suporte para chamadas de voz.

Chips amplificadores de potência podem permitir chamadas de voz e transmissão de imagens

imagem Huawei Mate 50
A Huawei pode dar um passo inovador nas comunicações por satélite com a nova série de smartphones Mate 60 que vem suceder à Mate 50 aqui na imagem Crédito@Huawei

No ano passado, a Huawei foi a primeira marca a apresentar comunicações por satélite na série de smartphones Mate 50. Ainda que em poucos dias, a marca chinesa conseguiu antecipar-se à Apple na apresentação desta funcionalidade.

Ao que tudo indica, mais uma vez, será a Huawei a avançar neste recurso. De acordo com os últimos rumores, a nova série Mate 60 terá suporte para chamadas de voz através das comunicações por satélite. Recorde-se que até agora, o recurso está limitado ao envio e receção de mensagens de texto, no caso dos modelos Huawei Mate X3 e P60.

A nova funcionalidade será possível graças à integração de chips amplificadores de potência (AP), produzidos por fabricantes chineses. Estes processadores, concebidos especialmente para o sistema de comunicação móvel por satélite Tiantong-1, fornecem suporte para comunicações por voz, transmissão de imagens e informações mais precisas sobre posicionamento.

Tal como o nome indica, estes processadores AP têm como função amplificar o sinal de alta frequência gerado pelo circuito de comunicação até ao nível de saída, sendo que fornecem também uma antena.

Huawei pode antecipar-se à Apple mais uma vez nas comunicações por satélite

Estes dois elementos são cruciais para permitir uma comunicação por satélite eficiente, sobretudo no caso das chamadas por voz. Ainda de acordo com as informações divulgadas por estes rumores, o fabrico destes chips AP não está a ser feito pela própria Huawei, mas antes por uma fabricante chinesa que se mantém desconhecida.

A confirmar-se que a nova série de smartphones Mate 60 vai mesmo chegar equipada com chamadas de voz via satélite, a Huawei pode mais uma vez antecipar-se à Apple na inovação deste recurso.

Recorde-se que o recurso comunicações por satélite está disponível em todos os modelos da série iPhone 14 e permite que os utilizadores se liguem à rede da Globalstar para enviar mensagens de texto (SMS) aos serviços de urgência, em zonas sem ou com fraca cobertura de rede móvel. Saliente-se ainda que esta funcionalidade está a funcionar em Portugal desde o passado mês de março.

Para já, nenhum dos rumores a circular sobre a nova série iPhone 15 dão conta de que a Apple pode ter avançado nesta tecnologia para otimizar o recurso que tem agora disponível.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt