Huawei Mate 40 Pro vs Samsung Galaxy Note 20 Ultra: duelo em vídeo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

O Huawei Mate 40 Pro é um dos smartphones mais poderosos de 2020 graças ao seu processador Kirin 9000. Infelizmente, será o último desta linha de bons processadores, mas para já, mostra-se incrivelmente rápido face ao Snapdragon 865+ da Qualcomm.

Serve o seguinte vídeo para ilustrar algumas das diferenças na velocidade e desempenho de ambos os processadores - Kirin 9000 e Snapdragon 865+ - os motores do Mate 40 Pro e do Galaxy Note 20 Ultra, o smartphone high-end da Samsung.

O duelo entre processadores Kirin e Snapdragon

O teste mostra-se realista na medida em que coloca ambos os dispositivos em pé de igualdade. Ao longo de várias etapas em que se apura a velocidade com que completam diferentes tarefas, começamos a ver algumas diferenças no andamento de ambos.

Em vários pontos o smartphone Huawei está muito próximo do smartphone Samsung. No entanto, há diferenças cruciais na abordagem de ambas as fabricantes - Huawei e Qualcomm. A chinesa domina o poder computacional puro, mas peca nos gráficos.

Poder computacional vs poderio gráfico

O vídeo foi elaborado por Gary Sims da AndroidAuthority e mostra-nos que o Kirin é excelente a lidar com aplicações comuns. No entanto, no que ao departamento gráfico diz respeito, a GPU da Qualcoom é deveras superior em todos os aspetos.

Ainda assim, o Kirin 9000 mostra-se mais potente no quesito gráfico que o seu antecessor, mas não o suficiente para ultrapassar a solução gráfica da Qualcomm. Dito isto, para quem procura o melhor desempenho em jogos, os processadores Snapdragon continuam a ser a melhor aposta, não que os chips Huawei fiquem muito atrás.

Em síntese, temos duas plataformas móveis de topo com diferentes abordagens. Geralmente, o Snapdragon 865+ mostra-se o processador mais rápido, mas sem que a Huawei fique mal vista neste teste.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google e Qualcomm unem-se para aumentar os anos de atualizações no Android
  • Xiaomi Redmi 9 Power é oficial: como lançar um smartphone 3 vezes
  • Amazon Luna chega aos smartphones Android. Vê se o teu está na lista!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.