Huawei Mate 40 Pro pode ter ecrã tátil traseiro

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Huawei registou recentemente uma patente algo bizarra. Trata-se de um ecrã secundário circular à volta do módulo de câmaras do dispositivo. A LetsGo Digital criou renders baseados nos documentos da patente, sugerindo que o primeiro telemóvel da marca com esta novidade pode ser o vindouro Mate 40 Pro.

Este painel tátil envolve as câmaras traseiras e parece estar direcionado para várias funções. Nas imagens vemos que utilizador pode ler notificações de mensagens à volta do círculo, bem como ajustar o volume do telemóvel e ainda responder a chamadas.

Outra imagem mostra o "anel" do ecrã tátil a ser utilizado como luz de notificações, alarme ou mesmo como um relógio. De acordo com a patente, o anel também servirá para fazer scroll nas páginas da internet, ou a ler um livro digital.

Interessante na teoria, mas uma adição pouco prática

Verdade seja dita, não parece uma forma muito prática de manusear o telemóvel, através de um ecrã tátil traseiro. A única situação que ocorre seria com o telemóvel pousado na mesma, para que o utilizador não fique distraído pelo ecrã principal, podendo responder rapidamente.

Contudo, considerando que o altifalante está localizado na parte frontal do telemóvel, o utilizador continua a ter de virar o equipamento para poder falar. Desta forma, este conceito parece pouco prático nestas funções.

Ecrã secundário pode ser útil no controlo das câmaras ou outras funções

Talvez a Huawei aplique o ecrã tátil secundário como uma forma de controlar as funções de câmara sem interferir com a interface. Imaginemos um visor de câmara sem interface onde é tudo controlado pelo ecrã traseiro, desde o zoom ao foco por toque.

Ainda é cedo para afirmar o que quer que seja sobre o Mate 40 Pro. No entanto, considerando que a linha Mate costuma ser experimental, não é de admirar que a Huawei tente implementar algo diferente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei EMUI 11 vai implementar gestos inovadores. Conhece os detalhes
  • Huawei Honor 30S vai impressionar com "super" sensor fotográfico!
  • Huawei aumenta garantia dos seus smartphones devido ao COVID-19
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.