A Huawei acaba de apresentar a sua nova linha de smartphones premium: os Mate 30. Pode dizer-se claramente que o Mate 30 Pro é o melhor smartphone que a Huawei já fabricou, e um dos melhores do ano. No entanto chega com um problema.
O smartphone não traz as aplicações da Google instaladas. Ou seja, não vem com Google Maps, Gmail, Youtube, ou com a própria Google Play Store para estas e outras aplicações se poderem instalar facilmente.
Isto acontece por culpa do banimento dos Estados Unidos à empresa chinesa, e da proibição de empresas americanas negociarem com esta. Isto significa que, com as informações que temos, mesmo que compres o Mate 30 Pro em Portugal, a experiência não será a esperada.
Huawei Mate 30 Pro chega com um Android cocho
O smartphone vai chegar com Android e a habitual EMUI por cima. O sistema operativo não muda, porque o Android funciona em código aberto, pelo que a Huawei pode continuar a usá-lo. O mesmo não acontece em relação às úteis aplicações da Google.
A verdade é que o Android não foi sequer mencionado durante a apresentação dos novos smartphones. A falta de apps da Google ficou bastante clara quando a Huawei decidiu mostrar a galeria de aplicações.
O Huawei Mate 30 Pro foi anunciado com preço em euros, o que significa que vai ser vendido na Europa. E embora o seu hardware seja absolutamente irrepreensível vai ser difícil aconselhá-lo ao consumidor comum que não vai ter as aplicações Google à sua disposição.
Instalar estas aplicações poderá não ser um problema para utilizadores mais experientes. No entanto, o consumidor comum quer um dispositivo que simplesmente funcione. E embora de grande qualidade geral, o software conta muito para um dispositivo destes nos mercados ocidentais. Veremos como vai ser enfrentada esta pedra no sapato da Huawei.
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei Mate 30 Pro é oficial com um "ecrã cascata" e sem serviços Google
- Huawei Mate 30 é oficial! conhece todas as características
- Huawei Watch GT 2 é oficial! Conhece o novo smartwatch para Android e iPhone