Huawei Mate 30 Pro e Mate X vão ser lançados sem serviços Google

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

As suspeitas confirmam-se. Segundo avança o site The Nikkei Asian Review, tanto os Mate 30/30 Pro como o Mate X serão lançados sem quaisquer aplicações ou serviços da Google.

Tal significa que estes dispositivos serão lançados sem Play Store pré-instalada. Além disso, não terão aplicações tão usadas pelos utilizadores, como o Youtube, Gmail, Maps ou Chrome.

Play Store é a ausência mais sentida

Perder a loja de aplicações e os serviços Google Play é o maior problema de todos. É destes que as aplicações de terceiros dependem para que possam funcionar na sua plenitude.

Estes dispositivos continuarão, no entanto, a ter Android. Este é um sistema de código aberto, e a Huawei irá continuar a usá-lo nestes dispositivos enquanto o seu HarmonyOS para smartphones não está pronto.

Empresas americanas não podem negociar com a Huawei

Todo este problema deve-se ao facto de a Huawei ter sido novamente colocada na “lista negra” dos Estados Unidos. As empresas americanas estão proibidas de negociar com a Huawei, e é nesse sentido que perdeu o suporte da Google.

Como é de esperar, isto vai significar uma queda nas vendas da Huawei. Caso não haja “sinais de paz” em todo este processo, vai ser difícil para a Huawei continuar a ter sucesso fora da China.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei FreeBuds 3 são oficiais e vêm para combater diretamente com os AirPods
  • Série Huawei P30 vende mais de 16 milhões de unidades em apenas 6 meses
  • Kirin 990: processador do Huawei Mate 30 é oficial! E promete surpreender!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.