Huawei Mate 30 Pro: todas as características reveladas antes do lançamento

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Huawei prepara-se para apresentar os novos Mate 30 a 19 de setembro, em Munique. Em 2018 a empresa lançou três modelos: Mate 20, Mate 20 X e Mate 20 Pro. Este ano não há rumores de um possível Mate 30 X, mas temos já bastantes informações dos Mate 30 e Mate 30 Pro.

A informação mais recente chega-nos em forma de leak, e dá-nos conta das prováveis especificações do Mate 30 Pro. Este será o modelo mais poderoso, e como seria de esperar vai chegar equipado com o novo processador Kirin 990.

Em termos de ecrã, podes esperar algo entre as 6.6 e 6.8 polegadas. Terá uma resolução Full HD+, num ecrã AMOLED com notch. Ao que indica esta informação, a taxa da atualização vai manter-se nos 60Hz.

Especificações do Mate 30 Pro:

  • Ecrã de 6.6 ou 6.8 polegadas FullHD+ AMOLED
  • Bateria de 4500mAh com carregamento rápido de 40W (SuperWirelessCharge de 27W)
  • Apenas um altifalante frontal
  • Câmara traseira de 40MP + grande angular de 40MP + telefoto de 8MP + sensor ToF
  • Câmara frontal de 32MP + grande angular + sensor ToF
  • Sensor biométrico ótico no ecrã
  • Processador Kirin 990 com tecnologia 5G
  • Android 10 sem aplicações Google

Se é performance que pretendes, o Kirin 990 não vai desiludir. É o processador topo de gama recém-lançado pela marca. A acompanhá-lo estarão 8GB de RAM e 512GB de armazenamento interno.

Como seria de esperar, este terá uma bateria generosa de 4500mAh. Em termos de carregamento podes contar com 40W de velocidade, e 27W se usares carregamento sem fios (wireless).

A sua notch tem um propósito: alojar três câmaras e os vários sensores. Segundo esta informação, poderás contar com um sensor de 32 megapixeis para selfies, uma lente grande angular e um sensor ToF (time-of-flight).

Nas câmaras traseiras, é de esperar que a Huawei traga o melhor que o mercado tem para oferecer. A lente principal será uma Sony IMX600 com abertura f/1.6. Além disso, podes contar uma grande angular 40MP, uma telefoto de 8MP e zoom 3X e ainda um sensor ToF.

Aplicações da Google não virão instaladas nos Mate 30

O grande problema promete ser o facto de o dispositivo chegar ao mercado com Android 10, mas sem licenciamento da própria Google para as suas aplicações. Ou seja, Youtube, Gmail, Maps e até a Play Store não estarão pré-instalados num dispositivo que promete nos restantes aspetos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei Mate 30: decifra connosco o teaser da Huawei para o smartphone (vídeo)
  • Huawei P30 Pro vai ganhar duas novas cores com dois tons
  • Huawei P40 deverá ser o primeiro smartphone com HarmonyOS
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.