Huawei Mate 30: desbloqueio do bootloader não será facilitado pela empresa

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Devido à ausência de serviços Google, o CEO da Huawei Richard Yu afirmou que a empresa estava a considerar desbloquear o bootloader na série Mate 30. Isto iria ajudar os utilizadores a instalar versões personalizadas do Android (ROMs) que suportassem os serviços Google, eliminando o problema.

No entanto, um porta-voz da Huawei afirmou posteriormente que a Huawei não planeia desbloquear bootloaders em nenhum dos seus aparelhos. É estranho que o CEO tenha dito A e um porta-voz diga B mas parece que a gigante chinesa não vai facilitar o acesso nos seus telemóveis.

O que é o bootloader e qual o seu propósito?

O chamado bootloader, ou gestor de arranque, é um código que arranca no telemóvel antes do sistema operativo. No caso do Android, um bootloader desbloqueado permite ao utilizador fazer o famoso procedimento de root no equipamento.

O root (raíz) dá acessos totais administrativos ao telemóvel, o que permite fazer uma panóplia de alterações. Uma delas é instalar as mencionadas ROMs, que são versões do Android com funções que não existem de origem. Um exemplo de ROM personalizada é o OxygenOS, utilizado pela OnePlus.

Um bootloader bloqueado não impede a instalação dos serviços Google

É importante salientar que ter um bootloader bloqueado (como a maioria dos telemóveis de fábrica) não impede o utilizador de instalar ficheiros de aplicações (APK). Quando o Huawei Mate 30 e Mate 30 Pro chegarem ao mercado, será possível fazer 'sideload' e instalar apps da Google de forma não oficial.

A questão aqui coloca-se no consumidor. Quantos potenciais clientes da Huawei estarão dispostos a aceitar um telemóvel sem serviços Google quando a maioria dos telemóveis da concorrência vem com tudo de origem?

Editores 4gnews recomendam:

  • E se o lendário Nokia 3310 corresse Android? Vê como poderia ser fantástico! (vídeo)
  • Xiaomi MIUI 11 traz novidade que será tão polémica quanto útil! Um verdadeiro 'spy-kit'
  • Xiaomi Mi 9T Pro: SUPER promoção traz preço difícil de resistir! (tempo limitado)
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.