Devido a uma licença de 90 dias concedida à Huawei, O Mate 20 Pro está de volta à listagem do Android Q Beta. Este é o programa que permite aos utilizadores testar versões não finais do sistema operativo da Google.
Caso sejas um proprietário deste telemóvel, podes respirar de alívio. No entanto, toda esta situação é temporária e não representa de todo uma solução final para a polémica da Huawei vs EUA.
O que é isto representa aos utilizadores da Huawei no futuro?
A ordem originalmente emitida pelo governo americano proíbe as empresas americanas de negociarem com a Huawei. No entanto, foi concedida uma licença geral de 90 dias onde as empresas podem continuar a providenciar software para os telemóveis da marca se manterem atualizados.
Além do Android Q Beta, a Huawei voltou ao SD Association e Wi-Fi Alliance
Na sequência da licença geral, as organizações sem fins lucrativos SD Assocation e Wi-Fi Alliance voltaram a incluir a Huawei nas listagens de empresas parceiras.
A SD Association é responsável pela certificação de normas para cartões de memória. A mesma afirmou que a Huawei foi removida do site devido a um "erro técnico", nunca havendo uma expulsão por completo.
A Wi-Fi Alliance é uma organização importante no desenvolvimento de novas tecnologias sem fios. Sendo a Huawei uma gigante no negócio das infraestruturas, seria negativo não ter o seu nome no site, que entretanto também foi restabelecido.