O Huawei Mate 20 Pro chegou finalmente ao mercado português de forma oficial com um preço a rondar os 1000€.
Apesar de não ser o melhor preço possível para um equipamento com especificações de gama-alta, o Huawei Mate 20 Pro vai provando a cada dia que passa porque é que é um dos melhores investimentos que podes fazer.
Vê ainda: WhatsApp vai eliminar as tuas conversas inativas muito em breve
Ainda que a DxOMark não tenha avaliado o smartphone, posso começar a dar as minhas opiniões sobre o dispositivo. A nossa review completa chegará em breve, assim sendo, fica atento.
Tripla câmara do Huawei Mate 20 Pro não deixa a desejar
Mesmo assim, se segues a 4gnews sabes que de quando em vez lanço um artigo que vai complementar a nossa review completa. Este é o melhor exemplo que podes ter. Aqui vou olhar para a câmara fotográfica de uma forma simples. Tirar o smartphone do bolso, abrir a câmara e tirar uma fotografia.
Não mexi na versão "Pro", nem andei a mudar ISO's ou WhiteBalance. Aquilo que fiz é o que qualquer pessoa pode fazer sem conhecimento. Tirar o Huawei Mate 20 Pro, abrir a câmara e escolher um dos 3 modos: "Fotografia", "Retrato" ou "Noite". Semelhantemente, nenhuma destas imagens passou por algum programa de edição. Estão nuas e cruas.
O "modo retrato" destaca-se de qualquer outro smartphone no mercado. Recortes de qualidade. Aqui ficam alguns exemplos. Mais uma vez, tirar o smartphone clicar em "retrato" e tirar a fotografia.
Modo retrato
Ontem foi um dia fora do normal e desafiei-me a levar apenas o smartphone para um evento onde normalmente levo a minha câmara fotográfica. Questionei-me várias vezes se essa era a jogada mais correta, porém, nada como arriscar sem medo. Afinal de contas é um dos dias mais memoráveis da minha namorada. (O que poderá correr mal? Cof)
Grupo em "Modo retrato"
Em síntese, o Huawei Mate 20 Pro mostrou que é capaz de surpreender, porém, ainda não está (como é óbvio) ao nível de uma DSLR. Ou seja, as fotografias tem uma qualidade tremenda, contudo, quando passamos as fotografias para um ecrã 5K e podemos ver todos os pormenores, temos noção daquilo que podia ter sido melhorado.
Fotografias em movimento
Um dos detalhes que gostava de ver melhorado é o autofocus. Ainda que visto num ecrã como um smartphone não vejas a diferença, quando se passa para um ecrã com grande resolução (ou se imprime em imagens grandes) vais ver que a fotografia não ficou perfeitamente focada na cara do sujeito. Contudo, toma em conta que foi "tirar o smartphone e sacar a fotografia". Não houve muito tempo para planos.
Todavia, mesmo com estes pequenos defeitos, esta tripla câmara mostra porque é que é uma das melhores. Temos fotografias noturnas simplesmente formidáveis. Vocês vão ver imagem com boa claridade, porém, posso confirmar que a luminosidade era reduzida nas fotografias à noite.
Fotografias com pouquíssima luminosidade
A câmara grande-angular veio certamente piorar um pouco o autofocus e modo retrato quando comparado ao P20 Pro. Visto que a lente monocromática serve para ajudar em fotografias de pouca luminosidade e em fotografias de retrato. Porém, é uma adição bem recebida.
Em conclusão, não acredito que o Huawei Mate 20 Pro esteja pronto para substituir uma DSRL, contudo, se aprenderes no modo manual, acredito que conseguirás chegar lá perto.
Editores 4gnews recomendam: