A Huawei anunciou que está a oferecer recursos ao governo indiano para ajudar a combater o surto de COVID-19. O CEO da Huawei Índia, Jay Chen, afirma que a empresa está a trabalhar em soluções que possam ajudar o país a combater a pandemia, com o conhecimento adquirido pela situação na China.
Uma das soluções seria a implementação de tecnologia para monitorizar temperaturas de forma remota. Seria aplicada através de sensores térmicos ligados a uma rede 5G. Esta foi uma supostamente uma das medidas utilizadas na China para conter o COVID-19.
Esta tecnologia consegue monitorizar a temperatura de pessoas e objetos em tempo real. Esta ideia parece saída de um filme de fição científica, mas sabemos que a China não se acanha no que trata de explorar a tecnologia ao máximo, ainda que pareça pouco ético.
Implementação do 5G na Índia seria uma das medidas a considerar
Além da monitorização de temperaturas, a Huawei pretende avançar com a rápida implementação do 5G no território indiano. Uma das aplicações seria em videoconferências em alta qualidade, onde médicos podem diagnosticar ou mesmo tratar pacientes de forma remota, sem o risco de contágio.
Contudo, o departamento de Telecomunicações da Índia ainda não começou a correr testes relativos ao 5G. Na verdade, a fase de testes para implementação era suposto começar no mês de março. O departamento já se tinha reunido com várias operadoras de telecomunicações para ser dar início a um plano mais concreto.
Infelizmente, a quarentena deitou esses planos por terra, para já. Quem sabe, talvez com um investimento massivo da Huawei, o governo e departamentos indianos considerem acelerar os planos.
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei P40 Pro está a ser um sucesso... na China
- CEO da Huawei quer voltar a ter serviços Google nos seus smartphones
- Honor 30S é oficial! Um smartphone 5G com preço aliciante