honor 5x thumbO Honor 5X foi apresentado no início do ano pela Huawei, mais concretamente em fevereiro e vem reforçar o mercado de smartphones de gama média. Depois de o utilizar durante cerca de três semanas é altura de analisar este Huawei Honor 5X.

Design e Qualidade de Construção

O Honor 5X é um dos equipamentos que surpreendem pela positiva em termos de qualidade de construção e mesmo o seu design, apesar de este parâmetro ser maioritariamente subjectivo, creio que agradará à maioria dos consumidores. Com efeito, as suas linhas são sofisticadas, bastante ergonómico, com alguns detalhes requintados como o metal escovado da sua traseira e o aro em torno da câmara, o Honor 5X dá nas vistas pelas melhores razões.

Relativamente à sua qualidade de construção, apesar de se tratar de um equipamento de gama média, temos aqui uma traseira em metal, com alguns elementos em plástico mas que, mesmo assim, não influenciam negativamente a sensação de solidez do equipamento. Por último, é óbvio que ele não está no mesmo patamar de um HTC 10 ou Huawei P9 em termos de qualidade de construção, algo perfeitamente compreensível e perdoável.

   

Honor 5X 4gnews8

Ecrã

O Honor 5X tem um ecrã ou tela de 5.5 polegadas IPS LCD com uma resolução Full-HD (1080 x 1920) o que resulta numa densidade de 401ppi ou pixels por polegada.

Com esta resolução de ecrã as imagens e texto têm uma  boa definição, suficiente para este tamanho de ecrã. Os seus ângulos de visão são igualmente bons e a saturação das cores é bastante acertada. Os brancos são puros e só nas imagens escuras e nos pretos é que vemos um brilho translúcido, tão característico das telas IPS.

Em boa verdade, não encontrei qualquer defeito neste ecrã, é claro que existem resoluções superiores no mercado e que aquela moldura preta pode irritar alguns consumidores mas, por este preço, não ouso pedir mais. Aliás, quando estamos a jogar ou a ver vídeos, o seu ecrã mostra uma saturação de cores muito aprazível, mesmo ao ar livre.

Honor 5X 4gnews16

Desempenho e especificações

No interior do Honor 5X  temos um processador Snapdragon 615, um SoC octa-core a 1.5Ghz da Qualcomm, acompanhado pela gráfica Adreno 405 e por 2GB de memória RAM. Temos também 16 GB de memória interna, com possibilidade de expansão via microSD até 128GB para guardares todas as tuas músicas, fotos e ficheiros.

O Honor 5X obteve a magra pontuação de 34 pontos na aplicação de testes AnTuTu, um valor que reflete as suas especificações de gama alta. Nas tarefas diárias e mesmo em aplicações mais pesadas como jogos, o smartphone consegue dar resposta quando puxamos mais por ele sem apresentar notórias quebras na performance. Em suma, em 75% dos casos o Honor 5X é fluído, sendo a sua utilização diária uma experiência gratificante mas nos restantes 25% sentimos atrasos, lentidão e uma demora a abrir aplicações e bem sabemos o quão frustrante isso pode ser.

Honor 5X 4gnews6

Não podia encerrar este capítulo sem antes referir a UI (user interface) do Honor 5X, a EMUI 3.1 que é baseada no Android 5.1.1 Lollipop. Uma das principais características é a ausência de gaveta de aplicações, o que poderá causar alguma estranheza ao início mas que é facilmente controlável com recurso a pastas para organizar as aplicações por categorias.

Em seguida, tenho que referir a sua barra de notificações e atalhos que se divide em dois separadores, um para as notificações de aplicações se eventos, e a outra para os atalhos. Gostei particularmente desta organização, dos vários atalhos de acessibilidade um pouco por toda a interface, do pressionar duas vezes a tecla de diminuir o volume para ligar a câmara, do sensor de impressões digitais muito rápido e que se desdobra em várias outras funções, etc. A seu favor, esta EMUI é um autêntico canivete suíço, repleta de cor e funcionalidades bem úteis.

Honor 5X 4gnews 999

No reverso da moeda, senti que esta interface asfixiava, por vezes de forma notória, a performance e o desempenho do Honor 5X, algo que não posso perdoar, sobretudo quando temos aqui um processador de gama média alta (Snapdragon 615) e uma quantidade decente de RAM (2GB). Creio, contudo, que a Huawei se tenha apercebido deste pequeno entrave, visto que há cerca de dois dias o Honor 5X recebeu uma actualização que o deixou consideravelmente mais rápido e menos susceptível a “travamentos”.

As suas especificações técnicas:

  • Ecrã de 5.5 polegadas IPS LCD
  • Resolução Full-HD 1080p com 401ppi
  • Processador Snapdragon 615, octa-core a 1.5Ghz
  • 2GB de memória RAM
  •  16 GB de armazenamento interno expansível
  • Bateria de 3700 mAh
  • Android 5.1 Lollipop (EMUI 3.1)
  • Câmaras de 5 e 13MP

Honor 5X 4gnews 15

As câmaras do Honor 5X

O traz duas câmaras, a principal com 13MP e uma câmara secundária de 5MP para todas as tuas selfies e as ocasionais video-chamadas. Não temos aqui estabilização óptica da imagem (OIS), nem captura de vídeo a 4K (Ultra HD), contudo os seus resultados não desiludem. Sobretudo em cenários com boa iluminação, o Honor 5X porta-se bastante bem na fotografia, capturando uma boa dose de detalhe, cores equilibradas e não saturadas em demasia.

O mesmo se aplica à sua câmara frontal de 5MP, as selfies tendem a sair bem e aconselho-te a não abusar do “Modo Beleza”, o software de tratamento da imagem, sob o risco de pareceres um anime.

Honor 5X 4gnews 33

Vê, aqui, todas as fotos capturadas com o Honor 5X em alta-resolução.

Já na gravação de vídeo, a câmara principal consegue capturar vídeo a 1080p Full-HD com uns resultados medíocres, a imagem fica consideravelmente tremida e a correcção da exposição acaba por ser demasiado intensa o que dá um ar pouco natural e forçado às cores e cenários. Já com a câmara frontal poderás gravar vídeo a 720p e aqui os resultados estão dentro do normal. Por último, a gravação de áudio consegue ter bastante qualidade, merecendo por isso esta ressalva.

Autonomia de Bateria

No interior deste Honor 5X temos uma bateria de 3000mAh que te consegue dar autonomia para um dia inteiro com utilização intensa, com jogos, vídeos e várias conectividades e ainda chegas ao fim do dia com 15 a 25%. Já com uma utilização moderada a leve, conseguimos chegar até aos dois dias de autonomia com comunicações, web browsing, alguns vídeos e uso misto.

Conseguimos entre 6 a 6:30 horas de ecrã ligado com a luminosidade automática, sendo estes resultados muito satisfatórios para uma bateria com 3000mAh. Importa ainda referir que a a sua autonomia em espera ou stand-by é boa e temos vários modos de poupança de bateria. Em boa verdade, esta foi uma das maiores (e melhores) surpresas no Honor 5X. Fazemos obrigatoriamente pelo menos 3 ciclos de bateria (carga e descarga completa) para que esta possa estabilizar antes de formar a nossa opinião.

Honor 5X 4gnews

Conclusão

Com um preço médio de 229€, o Honor 5X consegue destacar-se da concorrência pelo seu aspecto, qualidade de construção e autonomia de bateria. Merecendo ainda um ponto extra pela sua boa relação qualidade/preço. O metal da sua traseira e o “bom” plástico, dão lhe um certo toque “premium” que não passa despercebido.

Apesar de estar a par da concorrência no departamento fotográfico, e pecar pela performance algo asfixiada pela interface (EMUI), esta melhorou um pouco depois da última atualização e espero que continue a melhorar. A sua autonomia de bateria é outro dos seus pontos fortes e ao pesar todos estes factores, considero que o Honor 5X é uma boa escolha para quem estiver à procura de um smartphone capaz e económico. Recomendo, contudo, que experimentem a sua EMUI 3.1, que se ambientem com o seu aspecto, animações e funcionalidades para evitar dissabores no futuro.

Termino com um sincero agradecimento à Huawei Mobile Portugal pela cedência do equipamento para teste.

Vê outras reviews: