Huawei firma parceria com a SMIC para produzir os seus próprios chips

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Huawei enfrenta um futuro incerto no mercado dos smartphones e dispositivos móveis, continuando impedida pelos Estados Unidos da América de encetar relações comerciais com empresas norte-americanas. Como tal, a fabricante chinesa terá agora estabelecido uma parceria com a fabricante de chips SMIC com vista à construção da sua própria fábrica de processadores e semicondutores.

Uma vez que o bloqueio norte-americano não será aliviado no futuro próximo, aliás, o cenário oposto é tão ou mais provável, a empresa de Ren Zhengfei terá repensado a sua estratégia com o intuito de não ser totalmente ultrapassada pelas demais rivais.

Huawei quererá a sua própria fábrica de chips com auxílio da SMIC

Assim sendo, de acordo com os novos rumores, a Huawei terá celebrado uma parceria com a fabricante local SMIC com vista à construção de uma nova fábrica de semicondutores, processadores e demais chips necessários para os dispositivos móveis.

O relato menciona as capacidades de conceção e design de chips da Huawei, bem como a capacidade de produção da SMIC. É, contudo, importante lembrar que são escassas no mundo as fábricas com capacidade de produção de semicondutores.

Assim sendo, caso a Huawei e a SMIC (Semiconductor Manufacturing International Corporation) cheguem efetivamente a um entendimento, poderá nascer uma nova fábrica de semicondutores na China continental.

Ambas as empresas, Huawei e SMIC, estão na lista negra dos EUA

Uma vez que ambas as empresas estão na lista negra dos EUA, a parceria poderá beneficiar ambas as tecnológicas. A Huawei teria assim uma maior capacidade de produção de chips para os seus produtos. Algo que ajudaria indubitavelmente a atenuar as dificuldades resultantes do bloqueio e sanções impostas pela nação norte-americana.

Atualmente a Huawei está severamente condicionada no que concerne à produção de semicondutores. Algo que também tem vindo a afetar a sua posição no mercado, além de comprometer o seu acesso a outras tecnologias cruciais para os seus serviços e equipamentos como dispositivos móveis.

Ainda de acordo com o relato da Huawei Central, a SMIC é a entidade chinesa mais avançada na produção de chips. Trata-se, com efeito, de uma fundição com o know how para produzir, por exemplo, wafers a 7 nm. É, também ela, uma empresa parcialmente suportada pelo país asiático em questão.

A nova fábrica de chips pode nascer em Shenzen na China

Ainda de acordo com a mesma fonte, o investimento apontado é de 10 mil milhões de dólares pela Huawei. Disto isto, contamos com uma fábrica avançada, dotada das mais modernas linhas de produção. Não sabemos, contudo, de quem será a titularidade da fábrica, mas tendo em consideração o investimento sugerido, esta deverá recair na Huawei.

De qualquer modo, as novas instalações podem vir a ser geridas por ambas as entidades chinesas. Entretanto, temos que aguardar por mais informações para aferirmos o escopo exato desta suposta parceria entre a Huawei e a SMIC.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei regista queda de 29% nas receitas em 2021, mas não desiste
  • Xiaomi: confirmada mais uma caraterística de luxo para o Redmi K50 Gaming Edition
  • Xiaomi 12: gama de smartphones gera valor incrível em apenas 5 minutos
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.