A Huawei está neste momento a enviar o EMUI 9 (baseado em Android Pie) para alguns dos seus telemóveis de gerações anteriores. Estes são equipamentos que foram lançados nos últimos 3 anos e terão direito à versão mais recente do sistema operativo.
A Huawei não listou os modelos, optando por colocar as séries. Caso o teu telemóvel pertença a uma destas famílias, as atualizações já estão a ser enviadas.
Eis os telemóveis que já estão a receber o Android Pie
- Huawei Mate 9
- Huawei Mate 10 Lite
- Huawei Mate 10 Pro
- Huawei P10
- Huawei P20
- Mate RS
Estes modelos vão receber o Android Pie só a partir de julho
- Huawei P20 Lite
- Huawei PSmart (2018)
- Mate 20 Lite
Funcionalidades principais que vais ter no EMUI 9
- Controlo do tempo de utilização do telemóvel
- Modo PC
- Navegação por gestos
O controlo do tempo de utilização do telemóvel faz parte da ideologia de bem-estar digital. Significa que podes controlar as horas que passas em cada aplicação. Podes também configurar alertas que te informam que estás a utilizar o telemóvel há demasiado tempo.
Com o Modo PC, podes projetar para qualquer monitor. É mostrada então uma versão 'ambiente de trabalho' do sistema operativo. O telemóvel pode ser utilizado como rato e todas as tuas notificações mantém-se privadas.
Os gestos foram a novidade mais notória do Android 9. Ao ativares esta opção, os botões virtuais típicos do Android desaparecem da barra inferior. Toda a navegação é feita através de deslizes, que muitos utilizadores consideram similar ao iOS.
No nosso vídeo de análise ao Mate 20 Pro, mostramos como podes utilizar os gestos do Android Pie durante a navegação.
O fim da licença Android não impede esta atualização
A licença Android da Huawei vai terminar em agosto, após a ordem de proibição do governo americano. A partir daí, especula-se que a Huawei lance um sistema operativo próprio, compatível com apps Android.
No entanto, a ordem de proibição não abrange telemóveis já lançados. Assim sendo, a Huawei aproveitou para atualizar a maioria dos seus telemóveis lançados nos últimos 3 anos, suavizando de certa forma o problema.