Huawei está a desenvolver os seus sensores fotográficos para smartphones

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Desde a imposição das sanções à Huawei pela administração Trump que a tecnológica chinesa tenta reerguer-se no mercado tecnológico. Tenta fazê-lo com a criação de soluções próprias, como é o caso dos seus próprios sensores fotográficos.

Agora, um novo rumor surgido na rede social chinesa Weibo dá conta do desenvolvimento de um novo sensor CMOS. Esta contará com uma nova tecnologia que almeja libertar a Huawei da dependência de outras empresas no desenvolvimento dos seus smartphones.

Huawei está a desenvolver um novo sensor CMOS para os seus smartphones

O novo sensor fotográfico CMOS da Huawei é mais um exemplo do caminho que a empresa trilha na direção da auto-suficiência. Trata-se de mais uma solução para contornar as limitações derivadas das sanções norte-americanas e da sua dependência de terceiros.

Huawei Mate 60

Segundo o que foi adiantado pelo utilizador Jerrold_Tech, o sensor CMOS que a Huawei está a desenvolver contará com uma nova tecnologia de produção. Esta adotará um novo processo conhecido como camada epitaxial.

Este novo processo de desenvolvimento irá rivalizar com os atuais padrões do mercado. Ao que tudo indica, o novo processo poderá duplicar a sensibilidade do sensor e reduzir o ruído digital das fotografias.

Em boa verdade, os pormenores relativos ao novo sensor CMOS da Huawei ainda são escassos. A própria produção deste componente ainda não foi confirmada pela tecnológica chinesa e obriga-nos a ter alguma cautela com estas informações.

O que é um sensor CMOS

Para melhor compreender aquilo que a Huawei quer desenvolver, importa olhar para a definição de sensor CMOS. Esta sigla significa semicondutor de óxido metálico complementar e foi criado em 1968.

Em síntese, este é o sensor responsável pela captura de luz e respetiva conversão em imagem digital. É, portanto, um componente essencial para todas as câmaras digitais da atualidade, seja smartphone, câmara DSLR ou webcams.

Trata-se de um componente vital para o desenvolvimento de qualquer smartphone, independentemente da marca ou segmento de mercado. Caso a Huawei consiga desenvolver o seu próprio sensor CMOS ela deixará de estar dependente de marcas como a Sony ou Samsung e assim fintar as restrições de que é atualmente vítima.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.