Huawei EMUI 11 vai implementar gestos inovadores. Conhece os detalhes

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O EMUI 11 será a próxima versão da personalização que a Huawei coloca por cima do Android. Baseada no Android 10, esta versão irá focar-se no desenvolvimento do ecossistema que a Huawei está a tentar cimentar, para telemóveis, tablets e computadores portáteis.

No entanto, de acordo com o site chinês da Huawei, o EMUI 11 trará um gesto que é uma novidade: duplo toque na traseira do telemóvel. Através dos sensores como giroscópio e acelerómetro, os equipamentos com EMUI 11 conseguirão reconhecer toques específicos.

Estes duplos toques na traseira do telemóvel servirão para ativar ações. Silenciar o telemóvel, apagar notificações ou ativar o Google Assistant (em telemóveis que tenham GMS) são algumas das potenciais hipóteses com esta funcionalidade.

O mesmo gesto virá no Android 11

A verdade é que a Huawei está simplesmente a adaptar um sistema de gestos que já virá no Android 11. Conforme mostrado numa demo em fevereiro num Google Pixel, o Android 11 irá suportar duplo toque na traseira para ativar certas funções.

Contudo, parece que o Android 11 só irá implementar a ativação do Google Assistant com o duplo toque. Resta saber se as restantes fabricantes como Samsung, Xiaomi e Oppo irão fazer uso desta novidade, aquando da chegada do Android 11 aos seus equipamentos.

Esta função relembra o "Knock Code" da LG, onde o utilizador tocava no ecrã num padrão invisível para desbloquear o telemóvel. É uma pequena adição ao Android mas que pode ser utilizada para funções úteis e dinamizar o uso do telemóvel.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy A31 é oficial! Mais um smartphone que vai ameaçar a Xiaomi
  • OnePlus 8 Pro é apanhado nas primeiras imagens reais e design completo é confirmado
  • Xiaomi Redmi Note 9 Pro Max tem chegada ao mercado adiada graças ao COVID-19
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.