De acordo com o site oficial da Huawei, a próxima conferência de programadorers da marca vai ocorrer no dia 12 de setembro, onde a marca irá revelar os desenvolvimentos mais recentes a nível de software. Os Huawei Mobile Services serão um tema, bem como o EMUI 11 e o misterioso HarmonyOS.
O CEO da empresa, Richard Yu e outros executivos da marca estarão no evento. É provável que seja neste evento que a Huawei finalmente revela o HarmonyOS, a correr em smartphones e tablets. O sistema operativo próprio da Huawei é assunto de conversa há mais de um ano.
O HarmonyOS, também conhecido como HongMengOS, seria a derradeira aposta na luta da Huawei pela independência. Devido aos problemas com os Estados Unidos, a marca já não pode utilizar o Android de forma livre como dantes. Assim sendo, a Huawei, além de trabalhar nos HMS, alternativa aos serviços da Google, criou o seu próprio sistema operativo.
Em relação ao EMUI 11, a marca promete que esta versão do sistema operativo irá chegar a 250 milhões de utilizadores, em diversos dispositivos. A Google irá lançar o Android 11 em setembro, onde o EMUI 11 é baseado. O primeiro smartphone a correr o EMUI 11 será o Huawei Mate 40/40 Pro.
HarmonyOS fora da China vai ter dificuldades
Sejamos sinceros, a Huawei não terá dificuldades a implementar o seu sistema operativo na China. Afinal, é um país onde a Play Store não existe e muitas outras aplicações. O problema está em implementar fora da Europa.
Os smartphones mais recentes da Huawei só tem vindo com HMS, completamente desprovidos de Google. Um smartphone completamente "Huawei" será um equipamento difícil de aceitar para o consumidor europeu.
Editores 4gnews recomendam:
- Realme está mais ambiciosa que nunca e quer atacar as maiores fabricantes!
- OnePlus vai seguir o terrível exemplo da Xiaomi com o próximo smartphone budget!
- LG Wing pode revolucionar o design dos smartphones, mas não vais gostar do preço!