A Huawei está a preparar-se para lançar o EMUI 11, baseado no Android 11, que deverá ser apresentado oficialmente no Google I/O em maio. Contudo, isso não impede de assumir quais equipamentos da Huawei terão o novo sistema operativo. De acordo com o ITHome, serão estes os telemóveis da marca a receber o EMUI 11.
Eis os telemóveis que podem receber o EMUI 11
Linha P
- Huawei P40
- Huawei P40 Pro
- Huawei P30
- Huawei P30 Pro
Linha Mate
- Huawei Mate 30 Pro
- Huawei Mate 30
- Huawei Mate 30 RS Porsche design
- Huawei Mate 20
- Huawei Mate 20 Pro
- Huawei Mate 20 X
- Huawei Mate 20 Porsche RS
- Huawei Mate X
Linha Nova
- Huawei Nova 6
- Huawei Nova 6 5G
- Huawei Nova 5T
- Huawei Nova 5
- Huawei Nova 5 Pro
- Huawei Nova 5Z
- Huawei Nova 5i
- Huawei Nova 5i Pro
Linha Honor
- Honor V30
- Honor V30 Pro
- Honor V20
- Honor 20
- Honor 20 Pro
- Honor 20S
Assim sendo, podemos esperar que a maioria dos topos de gama mais recentes da fabricante recebam o EMUI 11. Adicionalmente, temos a linha Nova e Honor, sendo que alguns dos modelos são vendidos em Portugal como o Honor V20 e o Nova 5T.
Caso o teu equipamento não esteja na lista, não desesperes, pois não se trata de uma listagem oficial. Contudo, a lista não deverá mudar muito, mesmo quando a Huawei anunciar oficialmente.
EMUI 11 trará alterações nos gestos
Provavelmente devido ao ecrã curvo do Mate 30 Pro, a Huawei sentiu necessidade de adicionar mais funções de toque lateral. O Mate 30 Pro permite utilizar o ecrã curvo em cascata para regular o volume de toque, sem necessidade de botões.
Assim sendo, com o EMUI 11, os utilizadores poderão aparentemente controlar a sensibilidade dos gestos de duplo toque, que servem para ativar a barra de volume no Mate 30 Pro. Este é também um indício que futuros telemóveis da marca irão ter um ecrã tão ou mais curvo.
Adicionalmente, esta função pode ajudar a reduzir a sensação de falso toque na curva do equipamento. O problema de ter um telemóvel com curvas tão acentuadas são toques acidentais. É esperado que o EMUI 11 melhore a interface de forma a refletir um melhor uso diário dos equipamentos.
Quando será apresentado o EMUI 11
De acordo com os horários da Google, se a Huawei quiser combinar o lançamento do EMUI 11 com o Android 11, o primeiro telemóvel a estrear a versão do sistema operativo será o Mate 40, com possível data de apresentação para o outuno.
Seja como for, a Huawei vai ter um evento dedicado a programadores chamado Huawei Developers Conference, no dia 27 de março. É provável que a marca apresente novidades relativas ao EMUI 11 e todas as novidades vindouras durante esse evento.
AppGallery e o ecossistema são as novas apostas da marca
Visto que a Huawei já não pode depender mais da Google para os serviços, a marca está a apostar com força no seu ecossistema, através de sincronização entre equipamentos e a sua própria loja de aplicações: AppGallery.
A AppGallery já é a terceira maior loja de aplicações do mundo, sendo que são adicionadas novas apps todos os dias. A Huawei afirma que quer tornar-se uma concorrente legítima à Google Play Store e Apple App Store, que mantém um monopólio nos telemóveis há muitos anos.
Assim sendo, será uma questão de tempo para sabermos se a Huawei vai conseguir dar a volta à situação. O futuro é certamente promissor para a fabricante chinesa, que é a segunda maior vendedora de telemóveis do mundo.
Editores 4gnews recomendam:
- Ecrã do Huawei Mate Xs é extremamente valioso. Entende porquê
- Coronavírus: níveis de poluição na China baixaram drasticamente
- Huawei P40. Imagem real 'dá a cara' antes do lançamento