Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Huawei: em poucos dias chega o smartphone mais caro de sempre da marca

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Em setembro de 2024, a Huawei abalou o mercado de smartphones dobráveis ao apresentar o primeiro equipamento tri-dobrável do mundo.

Agora, a marca chinesa confirmou a data de chegada do Mate XT Ultimate Design ao mercado global. Mas prepara a carteira porque este deverá ser o modelo mais caro de sempre da marca.

Since the launch of Mate X in 2019, Huawei has redefined foldable technology, relentlessly pushing boundaries. The #HUAWEIMateXT #ULTIMATEDESIGN breaks traditional smartphone design, unfolding the future with this tri-fold innovation. pic.twitter.com/EeJyAdd6MR

— Huawei Mobile (@HuaweiMobile) 5 de fevereiro de 2025

Na rede social twitter, a conta oficial da Huawei está já a promover o evento de apresentação do Mate XT Ultimate Design que acontece a 18 de fevereiro, em Kuala Lumpur, na Malásia.

Recorde-se que, para já, este é o único smartphone tri-dobrável do mundo, disponível no mercado. E a exclusividade e inovação tem um preço, elevado, por sinal. Ainda que não haja uma previsão de preço para o mercado europeu, na China o Mate XT Ultimate Design tem um custo superior a 2.500 €. Por terras europeias, é bastante provável que ultrapasse essa fasquia.

Mas vamos então falar do que o Mate XT Ultimate Design tem para oferecer. Comecemos pelo seu atributo principal que é o facto de fornecer três ecrãs. Quando fechado, o modelo dispõe de um ecrã de 6,4 polegadas com resolução Full HD+.

Huawei Mate XT Ultimate design na vertical
Crédito@Huawei

Já aberto em dois, revela um painel de 7,9 polegadas com uma resolução 2K e, finalmente quando está aberto na totalidade, transforma-se num tablet com 10,2 polegadas que fornece uma resolução de 3K.

Ainda assim, prima pela elegância, tendo uma espessura de apenas 3,6 milímetros quando está em modo 100% aberto.

De acordo com a empresa, os ecrãs foram concebidos em materiais flexíveis de dobragem multidirecional. Mais: são mais resistentes às dobras em 25% face aos smartphones dobráveis convencionais.

A Huawei garante ainda que o mecanismo de dobradiça interna resiste à compressão enquanto a dobragem externa resiste à tensão.

No interior, o modelo aloja o processador Kirin 9010 emparelhado com de até 16 GB de memória RAM e de até 1 TB de capacidade no armazenamento interno. A alimentar este modelo está uma bateria de 5.600 mAh com carregamento rápido de 65 watts e sem fios de 50 watts.

Huawei Mate XT Ultimate design na horizontal
Crédito@Huawei

O Huawei Mate XT Ultimate Design conta ainda com uma configuração de câmara traseira tripla. Aqui está um sensor primário de 50 megapixéis, um ultra grande angular de 12 megapixéis e um sensor periscópio com 12 megapixéis de resolução, zoom ótico de 5,5x e com estabilização ótica de imagem.

Enquanto não chega o tri-dobrável, podes sempre espreitar um dos smartphones dobráveis mais recentemente disponibilizado no mercado pela Huawei, o Mate X6.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt