Huawei e Xiaomi dominam no maior mercado do mundo

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Huawei e Xiaomi são marcas que já não precisam de apresentação entre os portugueses. Ainda que a Huawei tenha uma presença mais forte que a Xiaomi na Europa, ambas começam a ganhar um destaque extra face os concorrentes.

A Huawei já domina em Portugal há uns tempos e a Xiaomi cada vez mais ameaça a concorrência nos setor intermediário.

Vê ainda: Honor 8A será o primeiro smartphone Android da marca em 2019

Ou seja, é uma questão de tempo (e vontade) até que a Xiaomi consiga consolidar ainda mais no nosso mercado.

Huawei, Xiaomi, OPPO e Vivo tem mais de 80% do mercado chinês

Porém, o mercado chinês é um dos que também merece destaque. Não porque a Europa seja influenciado por este mercado mas porque é o maior do mundo.

Assim sendo, com mais de mil milhões de habitantes, a China é o maior mercado do mundo. Um mercado que marcas como a Samsung, LG e Apple não conseguem entrar.

De acordo com a DigiTimes, a Huawei, Xiaomi, OPPO e Vivo dominam o mercado chinês com mais de 80% dos smartphones vendidos. Isto é, apenas 20% dos equipamentos vendidos em 2018 são de outras marcas como Samsung, Apple, LG e por aí fora.

Dessa forma, podemos ter noção da enorme diferença que esse mercado tem face o nosso. Embora os produtos "chineses" comecem finalmente a ser olhados de forma diferente, continua a ser complicado convencer alguém a gastar dinheiro num Xiaomi face a uma Samsung ou Apple. Isto é, a Huawei conseguiu ganhar no nosso mercado devido à qualidade/preço.

Por fim, segundo a pesquisa, a Huawei e Xiaomi deverão continuar com a liderança em 2019. Aliás, fala-se que o crescimento neste mercado fará com que estas fabricantes ganhem ainda mais destaque no mundo.

Visto que a Huawei está com sérios problemas para entrar nos Estados Unidos, pode ser exatamente o que a Xiaomi precisa para conquistar um mercado onde a concorrente não terá a mínima hipótese de ganhar. Pelo menos enquanto for governado por Donald Trump.

Editores 4gnews recomendam:

Mate 30 Pro seguirá as pisadas do Nokia 9

iOS 12 está presente em 78% dos equipamentos Apple

Sony promete superar Apple com reconhecimento facial a laser

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.