Huawei é retirada da lista da associação de cartões de memória SD

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Sem qualquer tipo de comunicação oficial, a SD Association retirou da listagem de empresas do seu site a Huawei. Isto significa que a gigante chinesa já não pode fabricar e vender equipamentos que suportem cartões SD.

A SD Association é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a definir padrões de qualidade e utilização para as tecnologias de cartão de memória. A associação foi fundada pela Panasonic, Toshiba e SanDisk em 2000.

Apesar de não ter fins lucrativos, é uma empresa associada com tecnologia. Assim sendo, está abrangida pela proibição de fazer negócios com a Huawei, emitida pelo governo americano.

A Huawei parece ter previsto esta situação

O fundador da Huawei, Ren Zhengfei, declarou esta semana que a Huawei já tem vindo a preparar-se para este conflito nos últimos dois anos. Um indicador disso é o lançamento dos NanoCard, juntamente com o Mate 20 Pro, em outubro de 2018.

O NanoCard é essencialmente um cartão de memória do tamanho de um cartão de chamadas NanoSim. É uma tecnologia proprietária da Huawei que representa uma solução imediata para a remoção das normas SD.

Atualmente, só os topos de gama da marca é que são compatíveis com os cartões NanoCard. Contudo, nada impede a Huawei de implementar a tecnologia nos telemóveis de média gama ou de entrada.

Existe outra associação sem fins lucrativos que pode representar um problema

Visto que a SD Association retirou a Huawei da sua lista, a USB Implementers Forum pode tomar uma decisão semelhante. Isso já representaria um problema maior para a marca sem a possibilidade de implementar entradas micro USB ou USB-C nos seus telemóveis.

A solução imediata seria a implementação de carregamento sem fios mas isso não é viável para os equipamentos de média gama ou de entrada. Aliás neste momento só existem 2 telemóveis Huawei que suportam carregamento sem fios: Mate 20 Pro e P30 Pro.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.