É certo e sabido que todas as fabricantes de tecnologia, principalmente telemóveis, estão a sofrer devido às consequências do Coronavírus. Contudo, de acordo com o The Information, a Huawei tem outro problema nas mãos: o banimento dos Estados Unidos e a situação da Google.
O The Information avança que a Huawei não sofreu muito com as vendas em 2019, pois ainda tinham modelos com serviços da Google garantidos. A marca aproveitou a sua famosa gama P Smart e até mesmo o recém-lançado Huawei Nova 5T para tapar lacunas no mercado português, por exemplo.
Contudo, em 2020, a Huawei não tem outra escolha senão lançar equipamentos sem serviços da Google. Apesar da aposta grande nos HMS (Huawei Mobile Services) e a AppGallery, os especialistas da indústria acreditam que esta mudança vai refletir-se de forma negativa nas vendas da empresa.
Inclusive, de acordo com analistas, é esperado que a Huawei venda um total de 190 a 200 milhões de equipamentos em 2020. É um número impressionante, mas menor, comparando com as 240 milhões de unidades que a marca conseguiu vender em 2019.
Um declínio de vendas anual seria uma novidade para a Huawei
Estando em constante crescimento desde a apresentação dos Huawei P8 Lite em 2015, a gigante chinesa nunca sofreu um ano mau. Caso as previsões negativas se venham a concretizar, 2020 seria o primeiro ano em que a Huawei não conseguiu um crescimento anual (YoY = year to year).
Resta saber se a aposta nos seus próprios serviços darão frutos no mercado ocidental. O mercado oriental é garantido pois a marca já possui uma presença firme na Ásia. Contudo, os mercados internacionais oferecem um desafio extremo para a marca. Afinal, qual é o utilizador Android que não está habituado a ter serviços da Google pré-instalados?
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