Huawei é a maior importadora de carne? Este é o novo "negócio da China"

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Já se sabe que de teorias da conspiração está a Internet cheia. Posto isto, a mais recente diz-nos que a Huawei é a maior importadora de carne bovina, na China. É muito difícil de acreditar, mas uma coisa é certa: tem dado que falar e não é pouco.

Tudo isto porque, supostamente, há países que estarão a pagar os serviços da empresa em carne, em vez de dinheiro. Nunca é demais reforçar: difícil de acreditar. Ainda assim, de acordo com a Tom’s Hardware, trata-se de algo que a marca já fez no passado.

Supostamente, a Argentina já terá pago à Huawei com carne

There are reports circulating on 🇨🇳 media / social media that Huawei is now the largest importer of beef in China as the company had to accept beef as payment in lieu of cash from Argentina for 5G equipment purchased by the South American country… Huawei has been selling beef… pic.twitter.com/wLckga6yPo

— Byron Wan (@Byron_Wan) 12 de junho de 2024

A fonte em questão sugere que a Argentina, onde a carne costuma ser de excelência, já pagou à Huawei desta forma. Em abono da verdade, a marca chinesa não publicou nada ou deu qualquer tipo de sugestão que confirmasse esta teoria.

Ainda assim, é interessante olhar para o histórico da empresa. Como a Reuters chegou a referir, a Huawei tem membros responsáveis a “desempenhar papéis importantes na rede de negócios paralelos, muitos dos quais não têm nada a ver com telecomunicações”.

Uma das empresas que terá sido identificada nessa rede da Huawei foi a Shanghai Mossel Trade Co. O mais provável é que o nome não te diga nada, pelo que só precisas de saber uma coisa: destina-se à venda de alimentos e de vinho.

Nos cargos de chefia da empresa, foram identificados nomes importantes da Huawei. Um deles foi o da CFO da empresa, Meng Wanzhou. Com base na mesma reportagem, a Huawei terá aceitado carne argentina, já que o cliente não tinha dinheiro.

Este método de pagamento podia ser conveniente pela instabilidade financeira na Argentina

Carne
Imagem Ilustrativa

Um dos motivos que se encontra para este método de pagamento tem a ver com a instabilidade a moeda do país: o peso argentino. Face à situação económica e aos desafios que esta representa, põe-se a hipótese da carne ser vista como um método mais seguro.

A teoria ganha ainda mais força quando relatórios recentes dizem que o Huawei Mall abriu uma nova secção chamada “Zona Alimentar”. Ainda assim, nada que justifique de forma plausível o boato da Huawei ser o maior importador de carne bovina da China.

Sobre o assunto, a Huawei decidiu não ficar calada e pronunciar-se sobre a teoria. Tal como seria de prever, a gigante chinesa assegurou que é tudo um mero boato que não corresponde à realidade.

”A Mossel é uma plataforma de qualidade de vida da Huawei, atendendo principalmente funcionários e as suas famílias. A afirmação de que “a Huawei é o maior importador de carne bovina da China” é puro boato. Também não faz sentido associá-lo às flutuações dos preços da carne e à situação internacional” - esclareceu a marca (via Huawei Central).

Face à nota oficial da marca, é expectável que se coloque água na fervura deste boato que tanto deu que falar. Ainda assim, uma coisa parece inegável: é, provavelmente, um dos rumores mais inesperados dos últimos tempos.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.