Já se sabe que de teorias da conspiração está a Internet cheia. Posto isto, a mais recente diz-nos que a Huawei é a maior importadora de carne bovina, na China. É muito difícil de acreditar, mas uma coisa é certa: tem dado que falar e não é pouco.
Tudo isto porque, supostamente, há países que estarão a pagar os serviços da empresa em carne, em vez de dinheiro. Nunca é demais reforçar: difícil de acreditar. Ainda assim, de acordo com a Tom’s Hardware, trata-se de algo que a marca já fez no passado.
Supostamente, a Argentina já terá pago à Huawei com carne
A fonte em questão sugere que a Argentina, onde a carne costuma ser de excelência, já pagou à Huawei desta forma. Em abono da verdade, a marca chinesa não publicou nada ou deu qualquer tipo de sugestão que confirmasse esta teoria.
Ainda assim, é interessante olhar para o histórico da empresa. Como a Reuters chegou a referir, a Huawei tem membros responsáveis a “desempenhar papéis importantes na rede de negócios paralelos, muitos dos quais não têm nada a ver com telecomunicações”.
Uma das empresas que terá sido identificada nessa rede da Huawei foi a Shanghai Mossel Trade Co. O mais provável é que o nome não te diga nada, pelo que só precisas de saber uma coisa: destina-se à venda de alimentos e de vinho.
Nos cargos de chefia da empresa, foram identificados nomes importantes da Huawei. Um deles foi o da CFO da empresa, Meng Wanzhou. Com base na mesma reportagem, a Huawei terá aceitado carne argentina, já que o cliente não tinha dinheiro.
Este método de pagamento podia ser conveniente pela instabilidade financeira na Argentina
Um dos motivos que se encontra para este método de pagamento tem a ver com a instabilidade a moeda do país: o peso argentino. Face à situação económica e aos desafios que esta representa, põe-se a hipótese da carne ser vista como um método mais seguro.
A teoria ganha ainda mais força quando relatórios recentes dizem que o Huawei Mall abriu uma nova secção chamada “Zona Alimentar”. Ainda assim, nada que justifique de forma plausível o boato da Huawei ser o maior importador de carne bovina da China.
Sobre o assunto, a Huawei decidiu não ficar calada e pronunciar-se sobre a teoria. Tal como seria de prever, a gigante chinesa assegurou que é tudo um mero boato que não corresponde à realidade.
”A Mossel é uma plataforma de qualidade de vida da Huawei, atendendo principalmente funcionários e as suas famílias. A afirmação de que “a Huawei é o maior importador de carne bovina da China” é puro boato. Também não faz sentido associá-lo às flutuações dos preços da carne e à situação internacional” - esclareceu a marca (via Huawei Central).
Face à nota oficial da marca, é expectável que se coloque água na fervura deste boato que tanto deu que falar. Ainda assim, uma coisa parece inegável: é, provavelmente, um dos rumores mais inesperados dos últimos tempos.