Huawei dará queda 'monumental’ na produção de smartphones em 2021, diz estudo

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O ano de 2020 viu acontecer um declínio histórico na produção de smartphones, num mercado decaiu 11 por cento face ao ano anterior. No ano que agora acabou, foram produzidas 1,25 mil milhões de unidades de smartphones, segundo a TrendForce.Título 3

Nos números deste ano, é possível encontrar Samsung, Apple, Huawei, Xiaomi e Oppo, por esta ordem. Mas segundo os dados desta, fonte, a Huawei vai contrariar o mercado e dar uma ‘queda monumental’ em 2021.

Huawei desce para o 7º lugar na produção de smartphones em 2021, segundo a TrendForce

Recorde-se que agora a Honor atua de forma independente da Huawei. Sem serviços da Google, o foco da gigante chinesa será na China. Para a TrendForce, a Huawei terá assim mais dificuldades em recuperar a sua posição de destaque, saindo do TOP 6 global de empresas com maior volume de produção de smartphones.

Como podes ver pelo gráfico, em 2020 a Huawei conseguiu um volume de produção de 170 milhões de equipamentos (contando ainda com a Honor). Isso deu-lhe um terceiro lugar global, e 30% de quota de mercado nos equipamentos com 5G.

Em 2021, segundo esta fonte, o ‘tombo’ será grande. São esperados volumes de produção a rondar os 45 milhões de equipamentos. Isto fará com que a quota de mercado do 5G desça para 8%, e a fabricante caia para o sétimo lugar neste ranking.

Este mesmo estudo da TrendForce admite que em 2021 teremos uma subida de 9 por cento nos volumes de produção gerais. O futuro encarregar-se-á de responder se estas expectativas são, ou não, fundadas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi 10i é oficial: câmara de 108MP num smartphone barato
  • Xiaomi Redmi Note 9T: preço e características descobertos antes de tempo
  • Samsung Galaxy S21: conhece os pormenores das suas câmaras
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.