Huawei cancelou lançamento do Mate 30 Pro e Watch GT 2 no Taiwan. Entende porquê

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

O lançamento dos telemóveis Mate 30 e Mate 30 Pro foram cancelados no Taiwan, bem como o relógio inteligente Watch GT 2. Estes são os equipamentos mais recentes da Huawei, que para já estão banidos no território Taiwanês.

A Huawei citou a causa do cancelamento como "problemas de fornecimento" na página de Facebook da empresa no Taiwan. Contudo, a razão para o banimento é mais complicada, tratando-se da independência do Taiwan em relação à China.

Durante o mês passado, o Taiwan baniu 3 equipamentos da Huawei pois os mesmos vinham listados como "Taiwan, China" nas definições de fuso horário. O Taiwan afirma não fazer parte da China, interpretando estas definições como um insulto banindo os telemóveis.

Os equipamentos banidos foram o Huawei P30 ,P30 Pro e Nova 5T. Até agora, estes telemóveis ainda estão proibidos no território Taiwanês pois as definições não foram alteradas. Seja como for, não parece que a China vá dar o "braço a torcer" tão cedo.

Taiwan tem um histórico conflituoso com a China

O estatuto territorial do Taiwan continua a ser um assunto controverso. A China considera o Taiwan uma "província rebelde" que poderá voltar a fazer parte do país novamente. Contudo, o Taiwan e muitos dos seus cidadãos querem ser independentes e reconhecidos como uma nação e não um "anexo" à China.

Embora não tenha sido diretamente mencionado, este conflito provavelmente alimentou o cancelamento dos equipamentos Huawei. O Taiwan continua a ser governado em separado há mais de 70 anos mas a tensão entre as duas nações continua, sem hipótese de resolução num futuro próximo.

Editores 4gnews recomendam:

  • China contra ataca e bane uso de tecnologia americana no governo
  • Huawei promete HarmonyOS em smartphones já em 2020! Mas não substitui o Android
  • Huawei vai "depender" menos da Samsung devido à situação com os Estados Unidos
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.