Huawei: até os smartphones com Google estão em risco! Sabe a razão

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Quando a criação da "lista negra" nos Estados Unidos levou ao banimento da Huawei, foi emitida uma licença temporária, de forma a que os equipamentos da marca continuassem a receber atualizações nas apps da Google. Entretanto, a Huawei perdeu acesso aos serviços da Google, mas só afetaria futuros smartphones supostamente.

Apesar do sarilho, os smartphones já lançados pela Huawei antes do banimento estariam supostamente "seguros". No entanto, a verdade é que os equipamentos lançados depois de maio de 2019 estão todos em risco de deixar de receber atualizações nas apps da Google.

A informação chegou pelo Washington Post, que fez a observação de que o departamento de comércio pode emitir uma licença temporária, mas caso não o faça, smartphones como os P Smart 2020 ou P30 Lite New Edition podem ser completamente barrados de atualizações da Google.

Esta situação só coloca a Huawei numa encruzilhada mais complicada, visto que a empresa já abdicou até de fabricar os seus processadores Kirin, devido às pressões comerciais do governo americano. Cada vez a situação fica pior para a Huawei, sem melhorias à vista.

Estas situações só motivam a Huawei a investir ainda mais no seu ecossistema, que está a tentar criar com a AppGallery, Petal Search e outras aplicações. Contudo, É muito difícil conquistar o mercado europeu sem incluir serviços da Google nos seus smartphones.

É uma luta impossível de ganhar. Todos os smartphones com Android necessitam de serviços da Google. Até mesmo utilizadores de iPhone utilizam apps da Google no seu dia-a-dia, como o Gmail, por exemplo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Galaxy Note 20: lente embaciada é normal, afirma a Samsung
  • Google está prestes a cometer um erro que lhes vais custar caro!
  • Motorola Moto E7 Plus tem especificações reveladas!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.