Em entrevista à revista chinesa Dragon, o fundador da Huawei fez uma declaração bastante interessante. Para o executivo, só daqui a 300 anos será possível o sistema operativo próprio da marca ultrapassar os rivais Android e iOS.
“Os sistemas operativos da Google e Apple têm grandes vendas devido ao hábito que os consumidores criaram junto destes. A Huawei chega tarde, pelo que será muito difícil ultrapassar estes sistemas operativos”, afirma Ren Zhengfei.
Estas declarações surgem numa altura em que a situação da Huawei a nível global não é a mais favorável. A empresa foi ultrapassada em vendas pela Apple e pela Xiaomi, quase um ano depois do banimento por parte dos Estados Unidos. Mesma na China, os últimos dados já colocam a fabricante em terceiro lugar.
A empresa acabou por ficar no meio entre a guerra comercial que divide Estados Unidos e China, e perdeu acesso aos tão essenciais serviços da Google nos seus smartphones.
Isto faz com que seja difícil para a empresa competir sem apps que muitos consideram essenciais, como o Youtube ou o Google Maps. A empresa trabalha no HarmonyOS, o seu sistema operativo, mas para o fundador levará imenso tempo até que este se possa afirmar.
Zhengfei reiteira que os Estados Unidos continuam a ser um “bom amigo” da marca, voltando a mostrar a vontade de voltar a abraçar os serviços da Google, e os vários componentes americanos. Enquanto tal não se verificar, não há dúvida que os números apresentados não devem fugir à realidade.
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei nem na China consegue dominar! Rivais surpreendem e ficam com a prata e ouro
- Smartphones da Huawei terão aceso à ferramenta da Google para localizar doentes Covid-19
- Huawei prepara um novo Mate para o próximo mês! E não é o Huawei Mate 40