HP preferiu o Windows Mobile ao Android por razões de segurança

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A HP é uma marca já há muito conhecida no mercado da informática e que, mais recentemente, se decidiu a aventurar no mundo mobile com o seu HP Elite X3. Este grande equipamento tem como sistema operativo o Windows 10 Mobile, um SO que está cada vez mais em queda, talvez pela constante angústia dos seus utilizadores por falta de aplicações.

Vê também: Rumor diz que Surface Pro 5 terá inúmeras melhorias

Para o futuro, a marca Americana tem já planeada a apresentação de mais um novo smartphone com Windows 10 Mobile, momento esse que deverá acontecer na MWC 2017. Desta feita, a HP estará a construir um equipamento de gama média, com maior foco para o consumidor. Mas como disse já anteriormente, o SO móvel da Microsoft não está a passar pela melhor das suas fases e, então, por que razão terá a HP decidido optar pelo Windows ao invés do Android?

Segundo a própria marca, ela escolheu o Windows pela maior segurança que oferece face ao Andorid e ainda por algumas funcionalidades exclusivas. Falando em primeiro lugar da questão da segurança, é natural que os sistemas operativos mais populares estejam mais sujeitos a falhas de segurança. Dado o seu maior número de utilizadores, mais facilmente um malware ou vírus se espalhará, daí a escolha daqueles que os desenvolvem.

Quando a HP se decidiu a enveredar pelo caminho dos smartphones, eles queriam desenvolver algo que pudesse entregar ao seu utilizador produtividade e nesse caso o Windows leva a melhor face ao Android, uma vez mais. É aqui que entram as tais funcionalidades exclusivas, como as aplicações universais e o Continuum, que permite ao utilizador de um smartphone compatível torná-lo em algo muito próximo de um PC com Windows.

Estes foram os principais motivos pelos quais a HP se decidiu pelo Windows, mas existem um outro sem número de motivos pelos quais o Android poderia ser uma melhor escolha. Uma delas, e talvez a mais influente, é a abundância de aplicações que o SO da Google tem neste momento e que parece ser um dos pontos mais importantes na hora da escolha de um novo smartphone.

Como sempre dizemos, só tu saberás o que melhor se adequa às tuas necessidades. Certamente para alguns o Windows 10 Mobile é a escolha mais acertada, ao passo que outros se encaixariam melhor dentro do mundo do Android ou iOS. O mercado, felizmente, está repleto de opções para todos os gostos e se o Windows é aquele que mais chama por ti, a HP é neste momento uma das melhores escolhas que podes fazer, embora cá em Portugal o HP Elite X3 não seja comercializado oficialmente.

Talvez queiras ver:

Microsoft Home Hub quer tornar o nosso PC ainda mais familiar

Motorola: Especificações e design dos próximos Moto G5 e Moto G5 Plus

BlackBerry Mercury com teclado QWERTY, realidade ou ficção?

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.