A Honor Band 5 é uma das melhores pulseiras inteligentes no mercado para fitness e a melhor opção à Xiaomi Mi Band 4 com um preço igualmente competitivo, em torno dos 30 euros. Esta é a review, ou análise completa.
Uma pequena e discreta pulseira capaz de nos dar informações rápidas, acompanhar o nosso quotidiano e reunir um leque bastante compreensivo de métricas e detalhes sobre a nossa atividade física. Tudo isto com um preço competitivo.
Os pontos fortes da Honor Band 5:
- Ecrã brilhante e com boa definição
- Leque de exercícios suportados
- Aplicação bem estruturada e detalhada
- À prova de água até 50 m
- Leve e confortável
- Bateria com autonomia para 1 semana
Os pontos fracos da Honor Band 5:
- Sem GPS integrado
- Carregamento via microUSB
- Material da pulseira "barato"
O bom design da pulseira
O design é simples e não temos a menor dúvida que este gadget foi concebido para cumprir uma função, a monitorização de atividade ou fitness do utilizador. Há uma ligeira curvatura no monitor e na estrutura, acompanhando a fisionomia do pulso.
Face à sua antecessora não temos mudanças significativas no aspeto, provando que numa fórmula vencedora não se mexe. Com a Honor Band 5 temos isso mesmo, um design que segue a forma e a função merecendo assim um destaque positivo.
Temos um ecrã de 0,95'' AMOLED sensível ao toque, revestido por vidro ligeiramente curvo (2.5D). Abaixo temos um botão demarcado e que cumpre várias tarefas, desde acordar o ecrã até voltar ao menu inicial.
Na parte inferior temos o sensor de batimentos cardíacos que agora funciona continuamente, podendo assim registar com maior fidelidade esta métrica. Para aceder a estes dados temos de aceder à aplicação de companhia, a Huawei Health.
A construção e conforto da Honor Band 5
O produto é muito leve, com 22,7 gramas, já com a pulseira. Na prática, a Honor Band 5 passa despercebida no pulso, podendo ser utilizada ininterruptamente sem desconforto para o utilizador, mesmo a dormir, tomar banho, entre outras situações.
Há, no entanto, uma ressalva a ser feita quanto aos materiais de construção da pulseira, bastante maleável. A fivela é construída em plástico rígido e não inspira confiança, além do elo para arrumar o resto da pulseira acrescentar volume à mesma.
Vale ainda referir que é possível trocar a pulseira da Honor Band 5. Na parte interior temos dois botões que permitem trocar este componente, disponível em azul-marinho, rosa, ou preto.
O ecrã é o maior ponto forte
O ecrã é o maior trunfo da Honor Band 5, com 0,95 polegadas, utilizando um painel AMOLED com 120 × 240 pixeis de resolução. Na prática, temos uma densidade de 282 pixeis por polegadas, com o vidro ligeiramente curvo a revestir o display.
As cores apresentadas são muito convincentes, com boa saturação e de fácil legibilidade mesmo sob a luz solar. Podemos ainda ajustar o brilho nas definições da pulseira, acessível através do menu da mesma com alguns toques no ecrã.
Temos ao nosso dispor o modo Noite, para baixo brilho. Podemos ainda definir se o queremos sempre ligado (always-on), ou a desligar-se após 5 minutos. Através da app de companhia temos acesso a mais definições e modos de ativação / controlo.
O bom leque de funcionalidades na Honor Band 5
Navegando por 9 menus principais na Honor Band 5 encontramos o contador de passos / atividade, o ritmo cardíaco, SpO2, Sono, Exercício físico, Mais, Mensagens e o Controlo multimédia.
A função obrigatória: Contador de passos
O 1.º dos menus mostra-nos os passos dados, em cada dia, pecando por excesso na contagem dos mesmos. Temos também a indicação das calorias queimadas, distância percorrida, tempo de atividade e o tempo em pé.
Cada uma destas áreas apresenta alguns detalhes e, em alguns casos, informações contextuais e conselhos para melhorar a nossa condição física, ou para nos motivar a passar menos tempo sentados.
A função essencial: Ritmo cardíaco
Ao selecionar este menu a pulseira começa de imediato a medir a frequência cardíaca do utilizador. Terminada a medição, podemos repetir o procedimento, ou consultar o histórico de valores a partir da app Huawei Health.
Os dados são relativamente precisos, dando-nos já uma aproximação muito fiel do nosso ritmo cardíaco. Podemos consultar a qualquer momento esta opção, ou ver os resultados durante as sessões ativas de treino físico.
A maior novidade: oxímetro de pulso (SpO2)
O oxímetro mede indiretamente a quantidade de oxigénio dissolvido no sangue. A função ficou disponível em setembro último com uma atualização de firmware e, desde então, permite-nos acompanhar esta nova métrica a partir da pulseira.
Os valores desejáveis situam-se entre os 90% a 100%, com métricas abaixo dos 89% a serem já sinal de preocupação. De qualquer modo, a precisão deste sensor não se comparará às dos dispositivos médicos, ainda que já nos dê uma boa aproximação.
A melhor função: Monitorização de sono
Com a Honor Band 5 temos ótimas capacidades para avaliar a qualidade do sono. A Huawei apelida isto de tecnologia TruSleep e, enquanto dormimos, a pulseira vai mantendo um registo do nosso ritmo cardíaco como forma de avaliar o nosso repouso.
Através da app de companhia podemos consultar diariamente várias métricas detalhadas, conselhos para um melhor repouso, médias agrupadas e várias óticas para categorizar a qualidade do nosso sono. É um dos pontos fortes da Honor Band 5.
Conjugada com a aplicação de companhia, a Huawei Health, este foi o ponto que mais me agradou. Com várias informações sobre os ciclos de sono e sestas, obtive um registo detalhado todos os dias e consegui melhorar a qualidade do necessário repouso.
A função mais completa: Exercício físico
O acompanhamento de atividades físicas, treinos e alguns desportos (9), são pontos também em destaque nesta pulseira. Agora com suporte para mais modalidades, continuamos a ter que ativar cada treino antes do seu início.
- Corrida exterior
- Corrida interior
- Caminhada
- Caminhada interior
- Ciclismo interior
- Elíptica
- Remos
- Natação interior
- Treino livre
Dentro de cada uma destas modalidades, a partir da pulseira, podemos definir objetivos ou alertas. Em seguida, ao dar início à sessão de treino, temos várias métricas a serem apresentadas no ecrã, em atualização constante.
Para pausar, ou terminar uma sessão de treino temos que pressionar o botão circular durante 2-3 segundos até aparecer a opção de pausar ou parar a sessão. De imediato, os dados de distância percorrida e frequência cardíaca, entre outros, são sincronizados.
As definições e controlos: Mais
Através deste menu temos acesso ao Temporizador, Cronómetro, Fundos (já descarregados), Localizar o telemóvel, Brilho, Ecrã ligado, Bateria e Sistema.
A qualquer momento, com o ecrã ativado, ao tocar no mesmo temos acesso à vista rápida com informações da ligação Bluetooth (ativada ou desativada), estado da bateria (ícone e percentagem) e informações de meteorologia (ícones).
A função mais errática: Mensagens
A partir deste menu temos acesso às notificações recebidas pelo telemóvel e enviadas para a Honor Band 5. O tipo de alerta recebido na pulseira pode ser definido pelo utilizador, variando consoante a aplicação. No entanto, o seu funcionamento é errático.
Por vezes as notificações são apresentadas, por vezes não. De forma algo aletória a pulseira dá-nos alguns alertas, mas é aqui onde mais desilude. Além disso, ao receber uma chamada podemos aceitar a mesma, ou silenciá-la, mas não a podemos rejeitar.
Por fim, esta secção apresenta-nos todas as notificações recebidas por ordem de chegada, não sendo possível responder às mesmas ou desencadear alguma ação. Podemos, simplesmente, ver o que chegou ao dispositivo móvel.
A 2.ª grande novidade: Controlo multimédia
A atualização trouxe também a possibilidade de controlar a reprodução de música, vídeos, filmes e outro tipo de conteúdo multimédia a ser reproduzido no telemóvel, ou a partir deste (streaming, por exemplo). A implementação está bem conseguida.
Podemos mudar de faixa, parar, pausar ou ativar a reprodução. Temos acesso ao nome da faixa ou filme / vídeo a ser reproduzido e até podemos ajustar o nível do volume a partir da Honor Band 5, sendo esta função uma surpresa positiva.
A aplicação Huawei Health
Essencial e obrigatória para utilizar e tirar proveito da Honor Band 5, a app Huawei Health está disponível para iOS e para Android, sendo gratuita para ambas as plataformas. É a partir daqui que sincronizamos a pulseira e as informações por ela colhidas.
O grafismo da mesma é apelativo e a organização da informação está bem conseguida. Temos gráficos ilustrativos para as principais métricas que se desdobram em menus repletos de informação assim que selecionamos cada um deles.
É também a partir daí onde podemos fazer o download de vários fundos para o ecrã da Honor Band 5 de forma gratuita. Podemos também atualizar o firmware da pulseira, quando disponível, além de ter acesso às várias definições da mesma.
A autonomia da bateria supera 1 semana
Uma utilização normal dá-nos entre 8 a 10 dias de autonomia com uma carga. Funções como o acompanhamento do sono vão reduzir a autonomia, tal como o registo das sessões de exercício em que os sensores estão ativos.
Em si a autonomia é um dos pontos mais medíocres da Honor Band 5, não desiludindo mas também não surpreendendo positivamente. Aliás, face à Mi Band 4 este será talvez o ponto onde está em maior desvantagem.
Carregar a pulseira ainda é irritante
Eventualmente temos que carregar a pulseira e, para tal, temos um berço ou cradle que temos de forçar (sem medo até fazer "click"), para que esta encaixe e os dois pinos façam contacto. É uma experiência ainda irritante, apesar de não ser demorada.
A pulseira traz também um cabo microUSB com menos de um palmo de comprimento (cerca de 15 cm). Apontamos ainda o risco real de perdermos a estação de carregamento, sendo muito pequena e leve.
Felizmente, a bateria de 100 mAh demora pouco tempo a carregar.
Veredito - uma boa opção pelo preço
A Honor Band 5 é uma smartband especializada no acompanhamento e monitorização das atividades físicas, uma tarefa que desempenha com ótima prestação. Além disso, a aplicação de companhia é de fácil e intuitiva utilização.
Os melhores aspetos são o ecrã, com ótima definição e brilho, além das capacidades de monitorização do sono, ou leque de exercícios suportados. Podemos até controlar a reprodução de música a qualquer momento, um bom bónus.
Os piores aspetos são a autonomia de bateria, por norma em torno de uma semana. Já mais subjetiva, a qualidade da pulseira e fivela deixa algo a desejar. Não sendo desconfortável, nota-se que são materiais mais baratos.
A Honor Band 5 pode ser adquirida, por cerca de 38 € a partir da BandGood com envio para Portugal. Podes usar o cupão da 4gnews para um desconto exclusivo. Aplica o seguinte cupão: BG4gnewshonor5 ao fazer a encomenda.
Lê também a análise à Xiaomi Mi Band 4, a melhor alternativa a esta pulseira inteligente da Honor. Aproveita ainda para ficar a conhecer os 10 telemóveis Xiaomi que vais querer comprar.