Depois dos problemas (que parecem já ter passado) entre o governo americano e a Huawei, a empresa chinesa decidiu acelarar a construção do seu sistema operativo. O HongMeng OS (também conhecido por Oak OS) já foi referido oficialmente por diretores da marca e está nos últimos pormenores para ser lançado.
Aliás, chegou-se mesmo a referir que o sistema sairá de forma oficial numa das variantes para o Huawei Mate 30 Pro. Smartphone que será revelado no final de setembro ou inícios de outubro se tudo correr como os anos anteriores.
Características do HongMeng OS
- Aparentemente mais rápido que o sistema Android
- Novo design de ícones
- Novas animações
- Novo ecrã de boot (quando ligas o smartphone)
- Novos toques de chamada
- Possibilidade de personalização com widgets
- Possibilidade de personalização do ecrã de bloqueio
- Novo painel de notificações
- Maior caixa de pesquisa (atualmente da Pesquisa Google)
- Design do interface da câmara mais minimalista e com menos opções
Quem já testou o sistema, os chamados de "Early testers" referiram algumas diferenças para o sistema Android, contudo, também apontaram que o sistema não estava inteiramente preparado. Existam determinadas funções que os utilizadores não conseguiam ou estavam impedidos de explorar.
Será assim tão mais rápido que o sistema Android?
Escusado será dizer que é plenamente plausível que tal aconteça. Os iPhones, por exemplo, conseguem ser mais rápidos que os smartphones Android com menos especificações (calma, não me batas...) porque o software é desenhado para o hardware.
Já Alan Kay, cientista da computação, disse: "As pessoas que realmente levam a sério o software devem criar seu próprio hardware". Neste caso da Huawei é o inverso. Se a Huawei quer mesmo saber sobre o seu hardware é bom que faça o seu software.
Editores 4gnews recomendam:
- Steve Jobs criticou Tim Cook em partes não publicadas da sua biografia
- Huawei Mate 30 Pro: imagem volta a afirmar design traseiro
- Mensagens Android: Já podes ser o primeiro a receber as novidades!