A Honda acredita que encontrou uma forma de duplicar a autonomia dos seus veículos elétricos: baterias de estado sólido. Até ao fim desta década, a marca pretende duplicar a autonomia, mas até à década de 2040 vai conseguir ir mais longe e quadruplicar a duração da bateria.
Projeto piloto com investimento de mais de 200 milhões de euros
A novidade chega através do presidente da área R&D da Honda, Keiji Otsu, que garante que a substituição das baterias de iões de lítio por unidades de estado sólido é uma viragem crucial para o setor de veículos elétricos.
A marca está já a testar uma linha de produção com este tipo de baterias que envolveu um investimento de mais de 260 milhões de euros, mais de metade do qual suportado por subsídios do governo japonês.
E a Honda tem já um plano definido para a produção destas baterias de estado sólido. Nos próximos cinco anos, a conhecida marca de automóveis quer reduzir o tamanho das baterias em 50%, o peso em 35% e o custo em 25% dos atuais moldes das unidades de iões de lítio.
Quanto aos veículos elétricos propriamente ditos, a Honda quer aumentar a sua produção anual para mais de 2 milhões de unidades por ano e aumentar igualmente a sua quota de mercado neste segmento para 40%.
Mais marcas estão a apostar nas baterias de estado sólido
Mas a Honda não será a única a apostar nas baterias de estado sólido. Sabe-se que a Nissan tem planos semelhantes com o seu próprio projeto piloto a arrancar em março do próximo ano.
Por sua vez, a Toyota tem planos para iniciar a comercialização das suas baterias de estado sólido entre os anos de 2027 e 2028. Ao que tudo indica, este tipo de unidades vai ser mesmo uma viragem crucial no mercado de veículos elétricos.