HomePod e HomePod Mini também vão suportar o novo formato de áudio da Apple

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Esta foi uma semana importante para os subscritores do serviço Apple Music. A empresa americana lançou um novo formato de áudio, o lossless audio que resulta numa experiência sem perdas de qualidade e sem custos acrescidos.

Apesar deste lançamento, vários produtos do ecossistema Apple ainda não estão preparados para este novo formato. Aqui encaixam os HomePod e HomePod Mini, situação que, no entanto, será brevemente resolvida.

HomePod e HomePod Mini terão atualização de software para suportar o lossless audio

Através da página de suporte da Apple, fica esclarecido que as suas colunas inteligentes ainda não são compatíveis com o lossless audio. Todavia, a empresa americana informa que isso será brevemente resolvido com uma simples atualização de software.

Atualmente, tanto o HomePod como o HomePod MIni suportam o codec AAC para oferecer uma qualidade de som superior. Contudo, este formato não é compatível com o novo áudio sem perdas de qualidade introduzido pela Apple.

Este requer um novo formato de descodificação e reprodução para tirar total proveito da qualidade de som oferecida. Significa isto que os subscritores Apple Music terão de usar uns auriculares ou auscultadores externos ao ecossistema Apple, com conexão por cabo.

AirPods também irão suportar o novo áudio sem perda de qualidade

Também há poucos dias, foi referido que a Apple irá atualizar a linha AirPods para que estes passem a suportar o novo formato de áudio lossless. Proeza que será alcançada com a introdução de um novo formato ou codec de reprodução.

Esta novidade deverá ser oficializada em junho, durante a conferência de programadores anual da Apple, a WWDC. Aí, a empresa de Cupertino deverá apresentar ao mundo o seu novo descodificador que garantirá aos seus utilizadores uma experiência de áudio bastante aprimorada.

O mesmo codec que deverá suportar o lossless audio para os AirPods poderá ser usado nos HomePod e HomePod Mini. Isto quer dizer que a Apple está, gradualmente, a trabalhar para uniformizar a experiência de áudio no seu ecossistema.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Music HiFi traz áudio espacial e "lossless" sem custo acrescido. Adeus Spotify!?
  • Spotify atende um dos grandes desejos dos utilizadores Apple Watch
  • Apple pode surpreender com Mac Pro equipado com Apple Silicon de 40 núcleos!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.