Recebeu fortuna em Bitcoin mas não se lembra da password

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

A nossa atividade na internet é cada vez maior e isso obriga necessariamente a vários registos com obrigatoriedade de palavra-passe como forma de proteção. Com tantas passwords diferentes é absolutamente normal esquecermo-nos de alguma, mas há casos onde isso pode ser uma verdadeira tragédia.

Que o diga o programador Stefan Thomas, que tem em casa um disco rígido com 240 milhões de dólares em Bitcoin mas não se recorda do código que lhe permite ter acesso à sua fortuna.

240 milhões em Bitcoin, e só tem mais duas tentativas para acertar a password

Tudo começou há mais de 10 anos, quando Thomas recebeu mais de 7 mil Bitcoin como compensação por um vídeo onde explicava o funcionamento da cripto. Apesar de ser conhecedor da matéria o homem não deu grande valor à generosa oferta, até porque na altura correspondia apenas a um punhado de dólares.

Mesmo assim, o programador decidiu proteger o seu pagamento com recurso a uma carteira digital IronKey, seguindo-se aquela que será porventura a pior decisão da sua vida: escreveu a password num pedaço de papel que obviamente acabou por perder.

As criptomoedas sempre foram um bem bastante volátil e a Bitcoin não é excepção. Passou já por períodos de grande valorização mas também por quedas abruptas.

Recentemente, a cripto mais famosa do planeta atingiu um novo máximo histórico, com uma Bitcoin a valer 20 mil dólares. Esse número tem até continuado a subir nas últimas semanas, prevendo-se que possa chegar aos 30 mil dólares nos próximos meses.

Significa isso que Stefan Thomas tem um jackpot de 240 milhões de dólares à sua espera, mas não consegue aceder à maquia. Isto porque já gastou 8 das 10 tentativas para introduzir a password correta, sem qualquer tipo de sucesso.

Caso erre as 10 tentativas os dados vão encriptar-se de forma automática, impossibilitando definitivamente o acesso à carteira.

Não faltam interessados em ajudar a troco de algumas Bitcoin

Algumas "almas caridosas" já abordaram o azarado oferecendo ajuda a troco de uma percentagem da sua fortuna perdida. Uma delas foi Alex Stamos, que foi já responsável pela segurança de plataformas de enorme relevo como o Facebook.

Stamos recorreu ao Twitter para aconselhar Thomas a pedir a ajuda de profissionais em vez de arriscar perder os 240 milhões de dólares. Claro que o especialista não o faria de borla e pede uma compensação de 10% do valor total da soma no disco rígido.

Segundo a empresa Chainanalysis este tipo de acontecimento é mais comum do que o que seria de imaginar. Segundo eles, existem mais de 140 mil milhões de dólares em Bitcoin perdidos ou bloqueados para sempre em carteiras digitais como aquela que foi usada por Stefan Thomas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Bitcoin bate recorde e atinge novo máximo histórico!
  • Criptomoedas: Bitcoin está perto do seu mais alto valor de sempre!
  • PayPal entra no mundo das criptomoedas! Bitcoin, Ethereum, BCH e LTC serão adicionados!
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.