Em certos casos, a tecnologia pode ser uma grande ajuda mesmo em situações de perigo. Através do recurso de deteção de queda do Apple Watch, um homem que sofreu uma queda aparatosa conseguiu chamar os serviços de emergência e evitar males maiores.
Como refere a Phone Arena, recorde-se que este recurso só está presente a partir do Apple Watch Series 4. Em situações de quedas fortes, o relógio ativa um alarme. Cabe ao utilizador decidir se pretende ligar aos serviços de emergência ou ignorar o alerta.
Isto até ao primeiro minuto, já que após 60 segundos, se o utilizador não se mexer, o Apple Watch liga automaticamente aos serviços de emergência.
Como relata o The New York Post, há um homem que agradece ao Apple Watch por, literalmente, ter salvado a sua vida. O homem em questão chama-se Eric Zollinger e tem como hobbie andar de bicicleta.
O homem sofreu uma queda aparatosa num buraco que não conseguiu detetar
O problema é que, um dia, deu uma queda inesperada que o deixou em muito mau estado. Aparentemente, havia um buraco no chão, que Zollinger não terá conseguido detetar. O próprio contextualiza o que aconteceu ao certo.
"Tivemos uma forte tempestade, então o buraco ficou completamente inundado. Bati com o joelho direito e bati com o rosto entre os olhos e nariz e bati com o lábio nos dentes” - refere o próprio (via Phone Arena).
Depois disso, Zollinger terá chegado até casa, onde o pior aconteceu. Ao olhar-se ao espelho, constatou que havia partido o nariz. Foi tomar banho e o sangue começou a escorrer cada vez mais. Isso fez com que o homem ficasse zonzo e acabasse por desmaiar.
De acordo com a mesma fonte de informação, o próprio terá acionado o recurso de deteção de queda do Apple Watch. Posto isto, o homem refere que apenas se lembra de acordar e ouvir uma chamada do 911, a perguntar qual era a emergência.
Zollinger refere não saber o desfecho se não usasse o Apple Watch
Sobre o susto que apanhou, Zollinger destaca a importância que o Apple Watch teve naquele momento. “Não sei como as coisas teriam acontecido para mim se o relógio não me tivesse alertado” (via Phone Arena).
Quanto à queda que o fragilizou, Zollinger reforça a inteligência da Apple na conceção dos seus smartwatches. "Sinto-me muito feliz e grato pelo que aconteceu e como o Apple Watch me ajudou. O relógio é muito inteligente. A Apple pensa em tudo" - acrescenta o próprio.
Este é apenas um de vários casos em que a deteção de queda consegue salvar vidas. Há pouco menos de um ano, uma mulher desmaiou num quarto de hotel. Segundo a Phone Arena, terá rompido a artéria aorta.
No entanto, a mulher estaria com um Apple Watch no pulso, que fez com que a queda fosse detetada. A intervenção médica chegou a tempo de lhe salvar a vida.